Mundo

Campanha de Dilma estreia sistema de doação pela Internet

O partido colocou um limite mínimo de 13 reais para as doações feitas pela internet

A campanha publicou em seu site um vídeo em que a primeira-dama Marisa Letícia realiza a primeira doação pela Internet (.)

A campanha publicou em seu site um vídeo em que a primeira-dama Marisa Letícia realiza a primeira doação pela Internet (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.

Brasília - A campanha de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República começou nesta segunda-feira a receber doações por meio da Internet.

Em referência ao número do partido nas urnas, o PT fixou em 13 reais o valor mínimo para as doações online. A sigla também alerta o eleitor de que a transferência não pode ultrapassar 10 por cento de seu rendimento bruto de 2009.

Para o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), um dos coordenadores do comitê da ex-ministra da Casa Civil, a iniciativa ajudará a mobilizar mais pessoas em torno da candidatura governista.

"A expectativa é envolver as pessoas para carrear contribuições de militantes e simpatizantes", disse à Reuters o parlamentar.

Ele acrescentou ainda que, apesar de o financiamento da campanha ainda ser feito principalmente por empresas, a ajuda de pessoas físicas é saudável para o sistema político nacional.

"A democracia se faz através da participação de todos."

A campanha de Dilma Rousseff, que espera gastar 157 milhões de reais, informou à Justiça Eleitoral que já arrecadou 11,61 milhões de reais e teve despesas de 9,95 milhões de reais. O pleito será em outubro.

Além dos dados do cartão de crédito, o processo de doação eletrônica da campanha petista exige o nome completo do eleitor, o CPF, o endereço e um número de telefone. O comitê de Dilma assegura que as informações do cartão não serão armazenadas pela campanha e a transação será de responsabilidade das operadoras.

A campanha também publicou em seu site um vídeo em que a primeira-dama Marisa Letícia realiza a primeira doação pela Internet e convida os eleitores a fazerem o mesmo.

De sua casa, em São Bernardo do Campo (SP), ela doa 1.013 reais. O vídeo explica os procedimentos e destaca a segurança da transação.

"É fácil, muito fácil", assinalou a primeira-dama. "Só digitar o nome e tal, põe seu CPF, seu nome e pronto. Já está certo a doação para Dilma", resumiu.

A candidata Marina Silva (PV) também iniciou a arrecadação pela Internet nesta semana.

Leia mais notícias sobre o PT

Siga as últimas notícias de Eleições no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2010InternetPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia