Mundo

Cai concentração de carbono em locais fechados no Rio

Mudança foi observada após implantação da lei estadual que proíbe fumo em ambientes fechados, públicos e privados, e de uso coletivo

Neste domingo (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo (.)

Neste domingo (29) é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - Caiu pela metade a concentração de monóxido de carbono (CO2) em bares, casas noturnas e restaurantes no Rio de Janeiro depois da implantação da lei estadual que proíbe fumo em ambientes fechados, públicos e privados, e de uso coletivo. É o que aponta a pesquisa do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas de São Paulo e da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro.

De acordo com o estudo, realizado antes e depois da lei, caiu em 1,4 ppm (partes por milhão) na concentração do gás nesses locais livres do tabaco após a vigência da lei, a partir de novembro de 2009. Em alguns bares, a queda foi de 5 ppm para 1 ppm – nível considerado semelhante ao registrado em ambientes ao ar livre.

Em áreas fechadas, a concentração de CO2 passou de 2,60 ppm, antes da lei, para 1,12 ppm, após a lei - equivalente a queda de 56,9%. Nos locais parcialmente fechados, a queda foi de 2,74 ppm para 1,3 ppm, correspondente a 52,6%. Em áreas abertas, o nível diminuiu de 2,61 ppm para 1,14 ppm (56,3%). A medição foi feita em 146 estabelecimentos.

A presença do monóxido de carbono no organismo humano reduz a oxigenação do sangue, células e tecido - o que, no decorrer do tempo, eleva o risco de doenças cardíacas e vasculares.

Em São Paulo, onde a lei antifumo vigora há um ano, a redução do gás em áreas fechadas foi maior, com um percentual de 70%, conforme pesquisa do Incor. Amanhã (29), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Leia outras notícias sobre carbono

Siga as notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:América LatinaRio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisDados de BrasilSaúdeEmissões de CO2Carbono

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump