Mundo

Brasil é 6º país afetado por eventos climáticos extremos

Tailândia, Camboja e Paquistão são os três primeiros colocados da lista do relatório


	Enchente em Teresópolis, Rio: dados são do relatório Indicador de Risco Climático Global 2013
 (Vladimir Platonov/ Agência Brasil)

Enchente em Teresópolis, Rio: dados são do relatório Indicador de Risco Climático Global 2013 (Vladimir Platonov/ Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2012 às 15h38.

São Paulo - Em 2011, mais de mil pessoas morreram no Brasil por conta de eventos climáticos extremos e as tragédias custaram aos cofres do país cerca de US$ 4,7 bilhões. Os dados são do relatório Indicador de Risco Climático Global 2013, da organização alemã Germanwatch, que apontou as 10 nações que mais sofreram com eventos climáticos extremos no último ano por conta das mudanças do clima.

Nosso país ocupa a sexta colocação no ranking. Já Tailândia, Camboja e Paquistão são os três primeiros colocados da lista do relatório, divulgado propositalmente nesta terça-feira (27) na tentativa de chamar a atenção dos negociadores que estão participando da COP18 de Mudanças Climáticas para a importância de se debater não só a redução das emissões de gases do efeito estufa, mas também o investimento em ações de mitigação e adaptação às alterações do clima.

“Os eventos extremos resultantes das mudanças climáticas estão aí, para todos verem, mostrando que os governos devem, cada vez mais, se preocupar com seus impactos sobre as pessoas e a economia, que só tendem a piorar”, disse Sven Harmeling, autor da publicação. Ele completou: “Espero que esse estudo estimule ações mais efetivas de adaptação e mitigação. Muitos países em desenvolvimento já estão tomando medidas para se prepararem para desastres relacionados ao clima, mas o apoio financeiro e estrutural das nações desenvolvidas é essencial para aumentar ainda mais a prevenção desses eventos e a resiliência dos países pobres”.

A pesquisa ainda analisou os impactos dos eventos climáticos extremos nas últimas duas décadas, entre 1992 e 2011, em todo o mundo e constatou que mais de 530 mil pessoas morreram por conta das tragédias nesse período.

Confira, na nossa galeria de imagens, os 10 países mais afetados por eventos climáticos extremos em 2011. Todos eles foram atingidos por fortes inundações.

O relatório Indicador de Risco Climático Global 2013 está disponível na íntegra, em inglês.

Acompanhe tudo sobre:ClimaMudanças climáticas

Mais de Mundo

Com margem estreita, Milei tenta aprovar pacote de reformas no Senado argentino

Às vésperas do G7, EUA anuncia mais sanções contra Rússia pela guerra na Ucrânia

Gorjetas no exterior: dicas para viajar sem estresse

Milei retira Aerolíneas e Correios de lista de privatizações para tentar aprovar Lei de Bases

Mais na Exame