Bolsonaro acredita que Trump será reeleito em 2020
Bolsonaro afirmou que sempre admirou os Estados Unidos, mas que esse sentimento aumentou muito desde que Trump tomou posse
EFE
Publicado em 19 de março de 2019 às 16h41.
Última atualização em 19 de março de 2019 às 16h43.
Washington — O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira acreditar que Donald Trump conseguirá a reeleição nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2020 e voltou a criticar o socialismo.
"É um assunto interno, mas acredito que Trump será reeleito. (...) Mais e mais gente está abrindo os olhos para a realidade do socialismo", declarou Bolsonaro em entrevista coletiva ao lado do presidente americano na Casa Branca.
"Acredito que todos vão repetir o seu voto aqui nos EUA", ressaltou.
Trump agradeceu o Bolsonaro pelo comentário e disse que pensa o mesmo.
"O ocaso do socialismo chegou ao nosso hemisfério, e espero que também tenha chegado ao nosso grande país. A última coisa que queremos nos Estados Unidos é o socialismo", destacou.
Em seu discurso, Bolsonaro frisou que sempre sentiu admiração pelos Estados Unidos, mas que esse sentimento aumentou muito desde que Trump tomou posse.
Nos últimos meses, a Casa Branca e a campanha de Trump para o pleito presidencial de 2020 advertiram que o "socialismo está vivendo um retorno ao discurso político americano" e criticou duramente seus efeitos econômicos.
Em outubro, a Casa Branca apresentou um documento elaborado pelo Conselho de Assessores Econômicos do governo americano (CEA, na sigla em inglês) com o título "custos de oportunidade do socialismo".
Entre as propostas analisadas por esse texto estava a saúde pública universal, que embora esteja longe de fazer parte do debate da opinião pública começou a ganhar adeptos após o impulso dado por progressistas como o senador socialista Bernie Sanders, candidato à presidência em 2020.
Também senadora pelo Partido Democrata, Elizabeth Warren vem sendo vinculada com o socialismo nos EUA por sua postura ideológicas em temas econômicos e sociais.
Por esse motivo, Trump e o Partido Republicano focaram sua estratégia para a reeleição em criticar o socialismo e relacioná-lo aos candidatos democratas.