Boca de urna indica maioria conservadora e permanência de Johnson

Partido do primeiro-ministro Boris Johnson conseguiu 368 cadeiras na Câmara dos Comuns

Londres - O Partido Conservador, do primeiro-ministro Boris Johnson, conseguiu 368 cadeiras na Câmara dos Comuns nas eleições realizadas nesta quinta-feira no Reino Unido, garantindo assim a maioria parlamentar, segundo uma pesquisa de boca de urna das redes de televisão "BBC", "ITV" e "Sky".

Pesquisa aponta ainda 55 assentos para o SNP (Partido Nacional Escocês) e 13 para os Liberais Democratas. Mais de 20 mil pessoas foram entrevistadas.

Nas últimas eleições, as pesquisas de boca de urna da BBC apontaram resultados muito parecidos com os finais. Em 2017, ela errou por 4 assentos, em 2015 por 22 e em 2010 teve uma previsão exata dos números oficiais.

A votação começou às 7h locais (4h de Brasília) e terminou às 22h (19h de Brasília). A expectativa é que os resultados sejam divulgados na sexta-feira (13).

Johnson, que vem se mostrando confiante em conseguir a maioria absoluta no Parlamento nas eleições desta quinta-feira, garantiu que negociará um acordo como “nenhum outro” com a União Europeia a partir do respaldo popular. “Não há nenhuma razão para que, entre janeiro e o fim do próximo ano, não concluiremos esse livre acordo comercial e tenhamos uma nova relação com a UE baseada em tarifas zero”, disse o primeiro-ministro

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.