Mundo

Biden sinaliza ampliação do envolvimento no Iraque

Vice dos Estados Unidos conversou com presidente do Iraque após decisão do líder iraquiano de nomear Haider Al Abadi para o cargo de primeiro-ministro do país


	Biden: EUA dão suporte "ao seu papel em garantir a Constituição iraquiana", diz
 (Nicholas Kamm/AFP)

Biden: EUA dão suporte "ao seu papel em garantir a Constituição iraquiana", diz (Nicholas Kamm/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2014 às 15h33.

Washington - O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse ao presidente do Iraque, Fuad Masum, nesta segunda-feira que o país está pronto para ajudar o novo governo a enfrentar os militantes do movimento Estado Islâmico, sinalizando um possível envolvimento maior dos EUA no Iraque.

Biden conversou com Fuad Masum após a decisão do líder iraquiano de nomear Haider Al Abadi para o cargo de primeiro-ministro do país.

A escolha de Abadi coloca a presidência iraquiana em rota de choque com o atual premiê Nouri al-Maliki, que quer um terceiro mandato de quatro anos no posto.

A administração do presidente Barack Obama parece estar apoiando Masum, e Biden disse que os EUA dão suporte "ao seu papel em garantir a Constituição iraquiana", disse a Casa Branca em um comunicado.

"O vice-presidente saudou Masum por responder a este marco importante e reiterou os pedidos repetidos do presidente [Barack] Obama para a criação oportuna de um novo governo, mais inclusivo, que será capaz de lidar com as preocupações legítimas de todos os iraquianos", disse a Casa Branca.

O governo dos EUA está contando com uma nova gestão iraquiana para ajudar a estabilizar a política no Iraque e, com isso, permitir que as forças locais combatam militantes do Estado Islâmico.

O grupo militante sunita conquistou grandes áreas de território iraquiano desde junho.

Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaEstados Unidos (EUA)IraquePaíses ricosViolência política

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame