Mundo

Biden nomeia médica trans para cargo de alto nível na Saúde

"Levine trará a liderança constante e a experiência essencial que precisamos para que as pessoas superem esta pandemia", afirmou Biden

 Dr. Rachel Levine, nomeada pelo presidente eleito dos EUA Joe Biden como subsecretária de Saúde (AFP/AFP)

Dr. Rachel Levine, nomeada pelo presidente eleito dos EUA Joe Biden como subsecretária de Saúde (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 19 de janeiro de 2021 às 17h39.

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira (19) a nomeação para ocupar o cargo da subsecretaria de Saúde, que será a primeira funcionária federal transgênero confirmada pelo Senado americano.

Biden escolheu Rachel Levine para ser subsecretária do Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS em inglês) dos Estados Unidos, disse o escritório de transição presidencial em um comunicado.

Nos Estados Unidos, os altos cargos de governo precisam da confirmação do Senado, que passará a ser controlado pelos democratas depois que Biden e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, tomarem posse na quarta-feira.

"Levine trará a liderança constante e a experiência essencial que precisamos para que as pessoas superem esta pandemia", disse Biden.

"Ela é uma opção histórica e profundamente qualificada para ajudar a liderar os esforços da Saúde de nosso governo", apontou.

Biden herdará várias crises ao chegar na Casa Branca, a maior delas sendo a pandemia de coronavírus, que deixa quase 400.000 mortos no país no último ano.

O presidente eleito planeja vacinar 100 milhões de pessoas durante seus primeiros 100 dias no cargo e disse que buscará bilhões de dólares do Congresso para financiar centros de imunização em massa.

Levine é atualmente secretária de Saúde do estado da Pensilvânia e professora de pediatria e psiquiatria na Escola de Medicina da Universidade Penn State.

Biden nomeou o político da Califórnia, Xavier Becerra, como secretário da Saúde. Se o Senado o confirmar, Becerra será o primeiro hispânico a liderar o HHS.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpEleições americanasJoe BidenPandemia

Mais de Mundo

Aeroportos brasileiros são os que mais movimentam aeronaves na América Latina

Cazaquistão aprova lei que restringe propaganda LGBT no país

Rússia endurece tom contra Ucrânia e ameaça plano de paz após suposto ataque

China promete 'contramedidas firmes' contra EUA e Taiwan por vendas de armas