Biden: presidente americano diagnosticado com covid-19 (Denis Doyle/Getty Images)
Carolina Riveira
Publicado em 21 de julho de 2022 às 11h43.
Última atualização em 21 de julho de 2022 às 13h19.
O presidente americano, Joe Biden, foi diagnosticado com covid-19. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 21, pela Casa Branca, após a confirmação do diagnóstico.
Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME.
A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, informou que Biden apresenta "sintomas muito leves" e ficará isolado.
Biden continuará a exercer suas funções na Presidência devido ao quadro leve, segundo a porta-voz.
"Ele esteve em contato com membros da equipe da Casa Branca nesta manhã, e vai participar em suas reuniões planejadas por telefone e Zoom de sua residência", disse.
Na quarta-feira, Biden havia visitado Massachusetts e, um dia antes, recebeu na Casa Branca a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska. Pessoas com quem Biden teve contato próximo nos últimos dias estão sendo informadas.
A Casa Branca informou também que Biden está sendo medicado com o antiviral Paxlovid, droga da farmacêutica americana Pfizer contra a covid-19. O Paxlovid foi aprovado neste ano pela FDA, agência reguladora dos EUA.
Aos 79 anos, o presidente americano foi publicamente vacinado contra o coronavírus, recebendo a vacinação completa entre 2020 e 2021 e duas doses de reforço na sequência. A última dose tomada foi no fim de março.
Embora membros de sua família e funcionários próximos tenham sido diagnosticados com covid-19 neste ano, Biden, até o momento, havia conseguido escapar da doença.
A covid-19 pode trazer complicações mais graves a idosos, como Biden, de modo que o quadro do presidente será observado com atenção mundialmente — em um momento geopolítico delicado, com a guerra na Ucrânia e inflação alta como reflexo do conflito.
A Casa Branca informou que novas atualizações sobre o estado de saúde do presidente serão divulgadas ao longo do dia e no restante da semana.
*Em atualização com novas informações
VEJA TAMBÉM
OMS recomenda uso do remédio da Pfizer contra covid-19
Saúde autoriza uso no SUS do 1º remédio para casos leves de covid-19
Brasil tem mais de 54 mil casos de covid nas últimas 24 horas