Mundo

Biden chama Zelensky de 'Putin' em discurso na Otan

Democrata chamou o líder aliado pelo nome do presidente da Rússia, que invadiu a Ucrânia

Os presidentes Joe Biden e Volodymyr Zelensky, durante discurso na cúpula da Otan
 (Kevin Dietsch/AFP)

Os presidentes Joe Biden e Volodymyr Zelensky, durante discurso na cúpula da Otan (Kevin Dietsch/AFP)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 11 de julho de 2024 às 19h04.

Última atualização em 11 de julho de 2024 às 19h16.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se confundiu ao anunciar o discurso do líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na reunião de cúpula da Otan, nesta quinta-feira, 11.

"Agora, quero repassar para o presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação. Senhoras e senhoras, presidente Putin", disse.

Vladimir Putin, presidente da Rússia, trava uma guerra contra a Ucrânia e invadiu o país em 2022. Zelensky recebe ajuda dos Estados Unidos e de aliados europeus, que enviam recursos e armamentos para a luta contra os russos.

Biden vem enfrentando questionamentos sobre sua capacidade cognitiva após ir mal em um debate contra Donald Trump, em 27 de junho. Ele se mostrou confuso em vários momentos, deu respostas mal-elaboradas e parecia assustado, o que gerou críticas de que ele pode não estar preparado para vencer e seguir governando o país por mais quatro anos.

O democrata já disse várias vezes que pretende seguir na disputa, mas mesmo assim os pedidos públicos para que reveja sua decisão seguem sendo feitos. Na quarta, 10, por exemplo, o ator George Clooney, apoiador democrata de longa data, fez um apelo por sua saída.

O presidente tem direito a ser candidato porque venceu as primárias do partido. Assim, caso ele não desista por conta própria, o comando do partido teria uma longa batalha jurídica para retirá-lo da disputa. Embora alguns democratas tenham pedido sua saída, a maioria da legenda preferiu manter silêncio e alguns nomes, como o ex-presidente Barack Obama, vieram a público defendê-lo.

Nesta quinta, Biden dará uma entrevista coletiva no começo da noite, que está sendo vista como mais um teste para que a campanha possa prosseguir.

Acompanhe tudo sobre:Joe BidenEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Argentina conclui obra-chave para levar gás ao centro-norte do país e ao Brasil

MP da Argentina pede convocação de Fernández para depor em caso de violência de gênero

Exército anuncia novas ordens de alistamento para judeus ultraortodoxos em Israel

Eleição nos EUA: país reforça segurança de trabalhadores e das urnas