Exame Logo

Banco da Inglaterra abre caminho para valorizar euro ante libra esterlina, diz Danske Bank

Inglaterra decidiu pela manutenção em 5,25% da taxa básica de juros

22 June 2022, Baden-Wuerttemberg, Rottweil: The lettering Euro can be seen on a 1-Euro coin next to a 20-Euro Schin in an office. Photo: Silas Stein/dpa (Photo by Silas Stein/picture alliance via Getty Images) (Silas Stein/picture alliance/Getty Images)
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 2 de novembro de 2023 às 17h07.

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) decidiu pela manutenção em 5,25% da taxa básica de juros, com orientação para futuras altas a depender dos dados econômicos futuros. A decisão tem sucesso limitado, com a autoridade monetária inglesa tentando resistir à precificação de cortes nas taxas de juros feita pelo mercado. Os ventos contrários permanecem atingindo a libra esterlina e o euro encerrou em alta nesta quinta-feira, 2, afirmou o banco Danske Bank em relatório.

O banco destacou que a decisão do BoE aconteceu em função do enfraquecimento no crescimento do PIB inglês, com a continuidade de uma dinâmica flexível para o mercado de trabalho no país e uma expectativa de redução da inflação nos próximos trimestres.

Veja também

"Acreditamos que o potencial para mais aumentos nas taxas do BoE diminuiu após a mensagem de hoje, e mantemos nossa previsão de que o pico nas taxas de política já foi alcançado", afirmou o Dankse em relatório.

Para o banco, a economia do Reino Unido deve mostrar mais sinais de fraqueza e a inflação seguirá um ritmo de estabilidade. O crescimento dos salários, segundo a instituição, já atingiu o seu pico.

Projeção para 2024

Para 2024, o Dankse espera um corte de 75 pontos-base, valor maior na comparação com o consenso de mercado (60 pontos-base). O banco vê como improvável outro aumento de taxas neste momento.

Acompanhe tudo sobre:Inglaterra

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame