Mundo

Ban Ki-moon anuncia que viajará hoje à Rússia e Ucrânia

O secretário-geral da ONU viajará à Rússia e visitará a Ucrânia para aumentar os esforços diplomáticos na busca de uma solução pacífica à atual crise

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2014 às 13h43.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, viajará na tarde desta quarta-feira à Rússia e na sexta-feira visitará a Ucrânia para aumentar os esforços diplomáticos na busca de uma solução pacífica à atual crise.

Ele se reunirá amanhã com o presidente russo, Vladimir Putin, e com o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, informou um comunicado de seu porta-voz. Na sexta-feira, o secretário-geral estará na Ucrânia para se reunir com o presidente interino, Oleksandr Turchinov; o primeiro- ministro Arseni Yatsenyuk; e outros responsáveis, acrescentou a nota.

Durante sua estadia em Kiev, Ban se encontrará também com membros da missão das Nações Unidas para a supervisão dos direitos humanos na Ucrânia e com personalidades da sociedade civil.

Conforme informou o comunicado, a viagem de Ban é parte de seus esforços diplomáticos para encorajar todas as partes a resolver a atual crise de forma pacífica. Ainda segundo o texto, o secretário-geral insistiu repetidamente em que se alcance uma solução guiada pelos princípios da Carta das Nações Unidas.

A viagem acontece justo depois de a Rússia anexar formalmente a península da Crimeia dois dias depois do referendo realizado no domingo passado, e cuja legalidade foi rejeitada pela Ucrânia e boa parte da comunidade internacional. O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizará nesta tarde uma nova reunião para tratar da crise.

Em outra sessão de urgência realizada no sábado passado, a Rússia empregou seu direito de veto para frear uma resolução proposta pelos Estados Unidos que defendia a integridade territorial da Ucrânia e rejeitava a legitimidade do referendo da Crimeia.

Além disso, a viagem de Ban acontece enquanto aumenta a tensão na Crimeia, e a Ucrânia denunciou que tropas russas assaltaram hoje uma base militar ucraniana na cidade de Novoozernoye, na Crimeia.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaEuropaONURússiaUcrânia

Mais de Mundo

Votação aquém do esperado de partido de Le Pen faz cotação do euro ficar estável

‘Isso não é um teste’: países se preparam para furacão Beryl, com ‘ventos com risco de vida’

Eleições na França: por que distritos com 3 ou mais candidatos no 2° turno podem barrar ultradireita

Presidente da Costa Rica demite ministra da Cultura por apoio à marcha LGBTQIAP+

Mais na Exame