Mundo

Na Bahia, clima de Copa ainda não cedeu espaço para eleições

Campanha eleitoral parece ainda não ter empolgado cidadãos, que mantêm a decoração verde-amarela da época da Copa em vez de cartazes, outdoors e santinhos dos candidatos

Serra quer desembarcar em Bom Jesus da Lapa e Barreiras no oeste da Bahia para ouvir a população (Marcello Casal Jr/ABr)

Serra quer desembarcar em Bom Jesus da Lapa e Barreiras no oeste da Bahia para ouvir a população (Marcello Casal Jr/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h11.

Barreiras (Bahia) - O candidato à Presidência da República José Serra, da coligação O Brasil Pode Mais (formada pelo PSDB, DEM, PPS, PTB e PT do B), escolheu as cidades de Bom Jesus da Lapa e Barreiras, no oeste da Bahia, para passar o dia hoje (6).

Nos dois municípios, Serra tem palanques certos e um forte apoio dos políticos locais. Porém, a campanha eleitoral parece ainda não ter empolgado os moradores que mantêm a decoração verde-amarela da época da Copa do Mundo em vez de cartazes, outdoors e santinhos dos candidatos.

Os moradores esperam que o futuro presidente promova melhorias na saúde e educação e crie oportunidades de emprego. As queixas de quem vive na região incluem também a falta de um sistema eficiente de saneamento básico e o caos causado pela presença constante de caminhões nas principais ruas das duas cidades - muitas pistas são usadas como atalho para o acesso às rodovias que ligam a Bahia ao Centro-Oeste.

O taxista Luiz Souza, que trabalha na área há mais de 15 anos em Barreiras, disse que o futuro presidente da República deve aplicar o dinheiro arrecadado por meio dos impostos em ações para melhorar a qualidade de vida dos moradores. "Só digo uma coisa: do jeito que está, não vai bem. Não dá para a gente trabalhar demais para não ver o resultado disso", afirmou ele.

Já a manicure Yara Silva não esconde a desilusão com a política e com quem atua nela. Para a manicure não há, por enquanto, um político sequer que restabeleça seu otimismo. "Não acredito nos políticos. Acho que eles prometem muito e não fazem nada depois que se elegem. Acho que vou votar nulo para todo mundo."


Independentemente das expectativas dos moradores, o candidato quer desembarcar hoje em Bom Jesus da Lapa e Barreiras disposto a ouvir a população, segundo os correligionários. Serra estará acompanhado por alguns dos principais nomes da política baiana, como Paulo Souto (DEM), candidato ao governo do estado, e o deputado João Almeida (PSDB).

Em Bom Jesus da Lapa, Serra vai visitar o principal ponto turístico local, que é o santuário que tem o mesmo nome da cidade. Com 66,1 mil habitantes, o município é conhecido como a capital baiana da fé por causa da tradicional romaria que ocorre em agosto. A cidade cresceu por causa da religiosidade desde o século 17.

Em Barreiras, o candidato se reunirá com os agricultores da região. Considerado um dos principais municípios para o agronegócio, o local tem uma economia baseada na produção de frutas, milho, algodão e café, além de gado. Com 137,8 mil habitantes, a cidade é referência no oeste da Bahia em decorrência do desenvolvimento e do setor de serviços.

Leia mais notícias sobre José Serra

Siga as últimas notícias de Eleições no Twitter

Acompanhe tudo sobre:BahiaEleiçõesEleições 2010José SerraPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Mundo

'A defesa da democracia é mais importante do que qualquer título', diz Biden em discurso

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Mais na Exame