Bachelet: incêndios na Amazônia podem ter efeito catastrófico

Lembrando as evidências científicas que já existem no assunto, ela argumentou que o mundo nunca viu uma ameaça de tal magnitude aos direitos humanos

Genebra — Os incêndios que continuam devastando a Amazônia podem ter “um efeito catastrófico na humanidade” e provavelmente a magnitude dos danos, assim como o número de mortes, nunca serão conhecidos, disse nesta segunda-feira (9), a alta comissária da Organização da ONU para os direitos humanos, Michelle Bachelet.

A chilena dedicou grande parte de seu discurso no Conselho de Direitos Humanos — que iniciou três semanas de sessões em Genebra — à crise climática.

Lembrando as evidências científicas que já existem no assunto, ela argumentou que o mundo nunca viu uma ameaça de tal magnitude aos direitos humanos.

“Esta não é uma situação em que qualquer país, instituição ou líder político possa se manter à margem”, enfatizou Bachelet, que colocou como um dos temas prioritários em sua agenda de trabalho que se reconheça como a mudança climática pode ser uma fonte violações extensas e graves dos direitos humanos.

Sobre os incêndios na parte brasileira da Amazônia e, em menor escala, na Bolívia e Paraguai, Bachelet pediu às autoridades desses países que apliquem sistemas de incentivos à gestão sustentável de recursos, a fim de evitar futuras tragédias.

Em relação a esta questão, a alta comissária denunciou a multiplicação de ataques contra ativistas ambientais e contra aqueles que defendem o direito dos povos indígenas a suas terras, principalmente na América Latina.

“Estou desanimada com esta violência, e também com ataques verbais contra jovens ativistas como Greta Thunberg e outros”, disse ela, depois de exigir que seus direitos sejam respeitados e protegidos.

Greta Thunberg, que atualmente lidera protestos juvenis em frente à sede da ONU em Nova York, foi alvo de vários ataques verbais através das redes sociais.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.