Os bancos no Egito estão fechados devido aos protestos contra Mubarak (AFP)
Da Redação
Publicado em 2 de fevereiro de 2011 às 11h06.
Cairo - O Banco Central do Egito anunciou nesta quarta-feira que os bancos do país voltarão a abrir no próximo domingo, depois de suspenderem no domingo passado todas suas atividades para evitar a desordem, informou a agência oficial de notícias "Mena".
Fontes do Banco Central, citadas por "Mena", garantiram que vão adotar medidas necessárias para proteger os bancos contra qualquer ato de violência.
As fontes reiteraram, além disso, que todas as contas bancárias dos cidadãos estão seguras.
Os três principais bancos públicos anunciaram na terça-feira que introduziriam mais fundos nos caixas automáticos.
O fechamento dos bancos, assim como o da Bolsa, aconteceu depois dos saques e roubos de bancos, após vários dias de protesto contra o regime do presidente Hosni Mubarak.
A suspensão das atividades bancárias coincidiu com o fim do mês, quando quase todas as empresas pagam os salários aos empregados.
O fechamento dos bancos contribuiu, além disso, à suspensão dos investimentos e de muitos negócios, ao que se somou a paralisação parcial de muitas repartições públicas.
Na quinta-feira passada, quando ocorreu o último pregão da Bolsa do Egito, o mercado desabou 10,52% em seu principal indicador, o EGX30, e no dia anterior a queda foi de 6,14%.