Mundo

Após dia de confusão, Pete Buttigieg lidera disputa democrata em Iowa

Depois de horas de tensão e confusão, resultados preliminares do caucus de Iowa trazem o ex-prefeito de South Bend na liderança, seguido de Bernie Sanders

Pete Buttigieg: resultados preliminares em Iowa mostram ex-prefeito de South Bend, Indiana, na liderança da disputa democrata (John Gress/Reuters)

Pete Buttigieg: resultados preliminares em Iowa mostram ex-prefeito de South Bend, Indiana, na liderança da disputa democrata (John Gress/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 4 de fevereiro de 2020 às 19h41.

Última atualização em 5 de fevereiro de 2020 às 10h43.

São Paulo – Após horas de tensão e confusão, democratas em Iowa (Estados Unidos) começaram a divulgar os resultados preliminares do caucus no final desta terça-feira (04). E os números trazem o ex-prefeito de South Bend, Pete Buttigieg, na liderança, seguido de Bernie Sanders, senador de Vermont. Até o começo da manhã desta quarta-feira (05), 71% dos votos haviam sido apurados.

Os pré-candidatos democratas disputam os delegados de Iowa. São essas figuras que, ao lado de delegados de outros estados, vão ajudar a definir quem, afinal, será o candidato democrata na disputa presidencial. No momento, Buttigieg está com 26,8%, Sanders com 25,2% e Elizabeth Warren com 18,4%. Joe Biden está em quarto, com 15,4%, apesar de ser o líder da corrida democrata em âmbito nacional.

Essa foi a primeira prévia do partido e uma das mais importantes na definição do candidato que irá disputar a eleição presidencial com Donald Trump. O resultado, até agora, é surpreendente, já que Sanders era o líder das pesquisas de opinião nesse estado há semanas. Vale notar que, no voto popular, Sanders continua liderando, mas o fator determinante para a vitória em Iowa são os delegados.

O braço estadual do Partido Democrata segurou a divulgação do resultado por horas em razão do que chamou de “falha técnica” na contagem dos votos. Analistas classificaram o episódio como “vergonhoso”, já que esse caucus era um fundamental passo da missão democrata para evitar a reeleição de Trump neste ano.

Trump, aliás, faz nesta terça-feira o seu discurso anual do “Estado da União” e aproveitou a confusão em Iowa para atirar contra os democratas. “O caucus democrata foi um desastre inimaginável. Nada funciona, assim como sua administração do país”, disse o presidente.

Esse, contudo, não é o único trunfo na manga de Trump. Ainda nesta semana, o Partido Democrata se verá derrotado em outra frente, já que o processo de impeachment iniciado na Câmara dos Representantes, que é de maioria democrata, deverá ser sumariamente rejeitado pelo Senado, controlado pelo Partido Republicano.

Acompanhe tudo sobre:Bernie SandersDonald TrumpEleições americanasElizabeth WarrenJoe BidenPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump