Mundo

Após dia de confusão, Pete Buttigieg lidera disputa democrata em Iowa

Depois de horas de tensão e confusão, resultados preliminares do caucus de Iowa trazem o ex-prefeito de South Bend na liderança, seguido de Bernie Sanders

Pete Buttigieg: resultados preliminares em Iowa mostram ex-prefeito de South Bend, Indiana, na liderança da disputa democrata (John Gress/Reuters)

Pete Buttigieg: resultados preliminares em Iowa mostram ex-prefeito de South Bend, Indiana, na liderança da disputa democrata (John Gress/Reuters)

Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 4 de fevereiro de 2020 às 19h41.

Última atualização em 5 de fevereiro de 2020 às 10h43.

São Paulo – Após horas de tensão e confusão, democratas em Iowa (Estados Unidos) começaram a divulgar os resultados preliminares do caucus no final desta terça-feira (04). E os números trazem o ex-prefeito de South Bend, Pete Buttigieg, na liderança, seguido de Bernie Sanders, senador de Vermont. Até o começo da manhã desta quarta-feira (05), 71% dos votos haviam sido apurados.

Os pré-candidatos democratas disputam os delegados de Iowa. São essas figuras que, ao lado de delegados de outros estados, vão ajudar a definir quem, afinal, será o candidato democrata na disputa presidencial. No momento, Buttigieg está com 26,8%, Sanders com 25,2% e Elizabeth Warren com 18,4%. Joe Biden está em quarto, com 15,4%, apesar de ser o líder da corrida democrata em âmbito nacional.

Essa foi a primeira prévia do partido e uma das mais importantes na definição do candidato que irá disputar a eleição presidencial com Donald Trump. O resultado, até agora, é surpreendente, já que Sanders era o líder das pesquisas de opinião nesse estado há semanas. Vale notar que, no voto popular, Sanders continua liderando, mas o fator determinante para a vitória em Iowa são os delegados.

O braço estadual do Partido Democrata segurou a divulgação do resultado por horas em razão do que chamou de “falha técnica” na contagem dos votos. Analistas classificaram o episódio como “vergonhoso”, já que esse caucus era um fundamental passo da missão democrata para evitar a reeleição de Trump neste ano.

Trump, aliás, faz nesta terça-feira o seu discurso anual do “Estado da União” e aproveitou a confusão em Iowa para atirar contra os democratas. “O caucus democrata foi um desastre inimaginável. Nada funciona, assim como sua administração do país”, disse o presidente.

Esse, contudo, não é o único trunfo na manga de Trump. Ainda nesta semana, o Partido Democrata se verá derrotado em outra frente, já que o processo de impeachment iniciado na Câmara dos Representantes, que é de maioria democrata, deverá ser sumariamente rejeitado pelo Senado, controlado pelo Partido Republicano.

Acompanhe tudo sobre:Bernie SandersDonald TrumpEleições americanasElizabeth WarrenJoe BidenPartido Democrata (EUA)Partido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado