Mundo

Abbas pede na ONU Estado Palestino com capital em Jerusalém

Presidente da Autoridade Palestina foi aplaudido de pé na ONU e disse que chegou o tempo para que os palestinos possam viver como qualquer outro povo do mundo

"Seu apoio para o estabelecimento do Estado Palestino e sua admissão na ONU é a maior contribuição para a paz no Oriente Médio", disse Abbas (Reprodução/Al Jazeera)

"Seu apoio para o estabelecimento do Estado Palestino e sua admissão na ONU é a maior contribuição para a paz no Oriente Médio", disse Abbas (Reprodução/Al Jazeera)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2011 às 14h26.

São Paulo – Os chefes de estado aplaudiram de pé o discurso do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Abbas pediu o reconhecimento e a independência do Estado da Palestina, bem como sua admissão na ONU. "Nossa meta é um estado independente da Palestina, com a parte leste de Jerusalém como sua capital”, reivindicou.

"Quero afirmar que, antes deste discurso, eu, como líder palestino, entreguei ao senhor Ban Ki Moon (secretário-geral da ONU), o pedido de entrada do Estado Palestino como membro das Nações Unidas. Seu apoio para o estabelecimento do Estado Palestino e sua admissão na ONU é a maior contribuição para a paz no Oriente Médio”, afirmou o líder.

Durante seu discurso, Abbas enfatizou que o povo palestino tem sido vítima de décadas de injustiça por parte de Israel. Ele criticou os acordos de ocupação da região da Palestina, da Faixa de Gaza, e da divisão de Jerusalém.

Apesar das críticas ao comportamento de Israel nas negociações de paz no Oriente Médio, o presidente da Autoridade Palestina deixou claro que está disposto a buscar entendimento entre os dois povos. "Em nome dos palestinos, estendemos nossas mãos ao governo de Israel e seu povo para fazer a paz. Vamos fazer um futuro para nossas crianças onde possamos ter paz”, disse, sendo muito aplaudido.

Ontem, em conversa com Abbas, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama disse que poderia usar o poder de veto que o país tem no Conselho de Segurança da ONU para negar o pedido palestino. Os EUA defendem que a admissão dos palestinos passa obrigatoriamente por uma negociação com Israel.

Abbas concluiu seu discurso fazendo um apelo aos chefes de estado. “Seu apoio para o estabelecimento do Estado Palestino e sua admissão na ONU é a maior contribuição para a paz no Oriente Médio. Vim aqui hoje carregando a mensagem de um povo corajoso. A Palestina está renascendo. Que todos os povos do mundo estejam com os palestinos. Espero que não esperemos por muito tempo para que estas coisas se concretizem.”

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseONUOriente MédioPalestina

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos