Exame Logo

Ao menos 40 atletas testaram positivo para covid-19 durante Jogos Olímpicos de Paris

Índice de contágio na capital francesa está em sintona com o aumento de casos da doença no mundo

PARIS, FRANCE - JUNE 30: Tourists at Trocadero Plaza admire the Eiffel Tower adorned with Olympic rings, celebrating the upcoming Paris 2024 Olympic and Paralympic Games, on June 30, 2024 in Paris, France. Paris anticipates over 11 million visitors for the XXXIII Olympic Summer Games, primarily from France, as the city prepares for the event from July 26 to August 11 (Photo by Artur Widak/NurPhoto via Getty Images) ( NurPhoto /Getty Images)
AFP

Agência de notícias

Publicado em 6 de agosto de 2024 às 20h25.

Ao menos 40 atletas participantes nos Jogos Olímpicos de Paris testaram positivo para covid-19, em sintonia com o aumento de casos no mundo, indicou, nesta terça-feira, 6, a Organização Mundial da Saúde ( OMS ).

“Não é surpreendente que existam atletas infectados, porque o vírus circula bastante em outros países”, declarou a epidemiologista Maria Van Kerkhove, diretora da unidade de prevenção e preparação para pandemias da OMS, em uma coletiva de imprensa em Genebra.

Veja também

Van Kerkhove indicou que o Comitê Olímpico, com a ajuda da OMS, “examinou as estratégias que deveriam ser postas em prática” em reuniões de massa como os Jogos e tomou “medidas adequadas”.

No entanto, Van Kerkhove afirmou que o vírus ainda está “muito presente” no mundo e circula em “todos os países”.

Dados recolhidos pela OMS graças a um sistema sentinela de vigilância epidemiológica em 84 países mostram que a porcentagem de casos positivos em testes de covid-19 aumentou nas últimas semanas.

Este aumento “causou um crescimento no número de hospitalizações e mortes em várias nações”, destacou Van Kerkhove. “Globalmente, a taxa de testes positivos é superior a 10%, mas este valor varia de uma região para a outra”. Por exemplo, na Europa a porcentagem é superior a 20%.
A especialista da OMS aponta que as medições nas águas residuais sugerem que o vírus circula "entre 2 e 20 vezes mais" do que os relatos de casos.

Acompanhe tudo sobre:Paris (França)Olimpíadas 2024

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame