Mundo

Americano é detido no Vietnã por tentativa de "derrubar o governo"

Michael Nguyen foi detido em 7 de julho quando viajava pelo sul do Vietnã com três ativistas vietnamitas e está em uma prisão em Ho Chi Minh

Este é o segundo caso de um americano detido por razões políticas nas últimas semanas no país (Bjeayes/Thinkstock)

Este é o segundo caso de um americano detido por razões políticas nas últimas semanas no país (Bjeayes/Thinkstock)

A

AFP

Publicado em 3 de agosto de 2018 às 09h24.

Um americano de origem vietnamita foi detido no início de julho no Vietnã, acusado pelo regime de tentativa de derrubar o governo, anunciaram nesta sexta-feira sua família e uma deputada republicana do Congresso dos Estados Unidos.

Este é o segundo caso de um americano detido por razões políticas nas últimas semanas no país comunista, que intensifica a repressão.

Michael Nguyen, 54 anos, que tem quatro filhos, está detido em uma prisão de Ho Chi Minh, segundo informações do consulado dos Estados Unidos obtidas por sua família.

Ele foi detido em 7 de julho quando viajava pelo sul do Vietnã com três ativistas vietnamitas, explicou à AFP um de seus amigos, Le My Hanh. Não estava envolvido em nenhuma atividade política, afirmou o cunhado Mark Roberts.

Mimi Walters, deputada republicana na Câmara de Representantes do Congresso americano, confirmou a detenção em um comunicado e destacou que trabalha para conseguir a libertação de Nguyen.

Michael Nguyen se mudou para os Estados Unidos ao final da guerra do Vietnã em 1975, depois de fugir ao lado de milhares de pessoas do governo comunista que acabara de assumir o controle do país.

Em junho, outro cidadão americano, Will Nguyen, formado na prestigiosa Universidade de Yale, foi detido no país por "distúrbio da ordem pública" depois de participar em manifestações contra um polêmico projeto de lei para criar zonas econômicas especiais. Will Nguyen foi expulso no mês passado para os Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)PrisõesVietnã

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano