Mundo

Alemanha alerta que cabe ao Reino Unido fazer Brexit avançar

País europeu também alertou que "o tempo está acabando" para Londres negociar o acordo que busca

Steffen Seibert: porta-voz do governo alemão exortou o Reino Unido a agir antes de uma cúpula da UE em dezembro (Johannes Eisele/AFP/AFP)

Steffen Seibert: porta-voz do governo alemão exortou o Reino Unido a agir antes de uma cúpula da UE em dezembro (Johannes Eisele/AFP/AFP)

R

Reuters

Publicado em 13 de outubro de 2017 às 11h18.

Berlim - Cabe ao Reino Unido fazer as conversas sobre a saída britânica da União Europeia avançar, disse a Alemanha nesta sexta-feira, alertando que "o tempo está acabando" para Londres negociar o acordo que busca.

Um dia depois de o negociador do bloco europeu, Michel Barnier, dizer que as conversas travaram por questões financeiras e que não podem progredir para debates sobre os laços comerciais futuros, o porta-voz do governo alemão, Steffen Seibert, exortou o Reino Unido a agir antes de uma cúpula da UE em dezembro.

Os líderes do bloco discutirão o Brexit neste encontro, disse Seibert. "Isto significa que ainda está nas mãos do Reino Unido decidir se haverá progresso suficiente para que a segunda fase das negociações possa ser iniciada".

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse ao Parlamento na segunda-feira que cabe à UE levar as conversas para a próxima fase, afirmando que "a bola está no campo deles".

Mas, nesta sexta-feira, seu porta-voz disse que ela pode ter "mais a dizer" sobre o acordo financeiro em uma reunião da UE na semana que vem.

O maior grupo industrial da Alemanha aconselhou empresas ativas no Reino Unido a se prepararem para um "Brexit muito duro", já que Londres carece de uma estratégia clara.

A chanceler alemã, Angela Merkel, diz que Londres não deveria esperar um acordo especial e que é mais importante manter os 27 países-membros restantes unidos.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Pelo menos seis mortos e 40 feridos em ataques israelenses contra o Iêmen

Israel bombardeia aeroporto e 'alvos militares' huthis no Iêmen

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos