Mundo

Adidas se compromete a eliminar substâncias tóxicas de produtos

Empresa aceitou proposta do Greenpeace para combater os danos ambientais da produção

Loja da Adidas: as rivais Puma e Nike também aceitaram o compromisso (Spencer Platt/Getty Images)

Loja da Adidas: as rivais Puma e Nike também aceitaram o compromisso (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de setembro de 2011 às 13h16.

Genebra - O Greenpeace anunciou nesta quinta-feira que a Adidas, a segunda maior fabricante de roupa esportiva do mundo, eliminará até 2020 todas as substâncias tóxicas de sua cadeia de distribuição e do ciclo de vida de seus produtos.

Um estudo apresentado pelo Greenpeace em julho passado relacionava a contaminação de vários rios da China com a atividade de fábricas de grandes marcas do setor têxtil.

A organização lançou a campanha "Dirty Laundry" (Lavagem Suja) para sensibilizar as empresas do ramo sobre os danos ambientais decorrentes da manufatura de seus artigos. A Puma e a Nike foram as primeiras a aderir à campanha.

Para o Greenpeace, o compromisso das três empresas pode significar uma possibilidade de descontaminação da indústria têxtil em seu conjunto, já que as fábricas terceirizadas também devem adaptar a sua produção.

"O caminho ainda é longo. Por enquanto são apenas declarações de intenções, portanto vigiaremos para que as empresas cumpram sua palavra e apliquem efetivamente os planos de ação que devem divulgar nas próximas oito semanas", afirmou a ONG em comunicado.

Nas próximas semanas, o Greenpeace deve negociar com as empresas Lacoste, G-Star, Raw, Uniqlo e Li Ning para deter a emissão de produtos perigosos.

As substâncias que mais preocupam a organização são o nonilfenol e o PFC, proibidas na União Europeia e que podem produzir mudanças hormonais em seres vivos. De acordo com o estudo divulgado pelo Greenpeace, essas substâncias podem alterar o sexo dos peixes e reduzir o esperma nos homens.

Acompanhe tudo sobre:AdidasEmpresasEmpresas alemãsGreenpeacePreservação ambientalSustentabilidade

Mais de Mundo

Foto inédita de William com os filhos, tirada por Kate, é publicada para celebrar Dia dos Pais

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Mais na Exame