Mundo

Acordo com Irã é vitória do governo Lula, diz Dilma

Sem perder tempo, Dilma Rousseff saiu a favor do presidente Lula e disse que o acordo nuclear entre Irã, Brasil e Turquia foi um gol no Oriente Médio

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, disse que o Governo Lula está sempre disposto a dialogar. (.)

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, disse que o Governo Lula está sempre disposto a dialogar. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Brasília - A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff disse hoje que o acordo nuclear fechado entre Irã, Brasil e Turquia foi "um gol no Oriente Médio". "É uma vitória da diplomacia brasileira, mas sobretudo da política externa do governo Lula", afirmou a ex-ministra da Casa Civil, em entrevista à rádio CBN, de São Paulo. Segundo Dilma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "demonstra que sempre se está disposto a dialogar".

Questionada sobre a possibilidade de Lula ocupar no futuro uma cadeira na Organização das Nações Unidas (ONU), a petista afirmou que é preciso "perguntar para ele". "O Lula tem vínculos muito fortes com o Brasil", ressaltou. "Tem que ver o que ele quer fazer após o 31 de dezembro." Dilma afirmou que o presidente "deixa uma marca" na política externa brasileira, pois "criou na América Latina um outro ambiente", "fez o mesmo pela África e agora marca um gol no Oriente Médio".

Na entrevista à rádio, a pré-candidata disse ainda que não discorda da indicação de partidos políticos ou nomes para cargos em agências reguladoras. Na semana passada, o pré-candidato do PSDB, José Serra, criticou o loteamento de cargos no governo federal e a indicação política. Dilma afirmou hoje acreditar que as indicações devem cumprir critérios técnicos e disse que o governo tem procurado fazer isso.

Saiba tudo sobre Dilma Rousseff ou Eleições 2010

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDilma RousseffEleiçõesEleições 2010Irã - PaísLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia