Mundo

Acordo do Brexit é possível em outubro, diz Irlanda após reunião positiva

Faltando três semanas para o Reino Unido deixar a União Europeia, ainda não está claro se um acordo será feito

Brexit: o Reino Unido deixará a UE no dia 31 de outubro (Noel Mullen/Reuters)

Brexit: o Reino Unido deixará a UE no dia 31 de outubro (Noel Mullen/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 10 de outubro de 2019 às 16h25.

Inglaterra — Um acordo para a separação britânica da União Europeia pode ser firmado até o final de outubro para permitir que o Reino Unido saia do bloco de forma organizada, disse o primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, depois do que descreveu como uma reunião muito positiva com seu colega britânico, Boris Johnson.

Faltando só três semanas para o Reino Unido romper com o maior bloco comercial do mundo, ainda não está claro em que termos o país o fará ou mesmo se o fará de fato.

Johnson se reuniu com Varadkar em Thornton Manor, em Cheshire, nesta quinta-feira, uma última tentativa de salvar um acordo e evitar uma ruptura amarga no dia 31 de outubro ou um novo adiamento.

"Tive uma reunião muito boa com o primeiro-ministro... muito positiva e muito promissora", disse Varadkar a repórteres irlandeses. "Realmente vejo um caminho para um acordo nas próximas semanas."

"Acho que é possível chegarmos a um acordo, acertar um tratado, permitir que o Reino Unido saia da UE de uma maneira ordeira e fazê-lo até o final de outubro, mas existem... muitas coisas que não estão sob o meu controle", disse.

Em um comunicado conjunto, os dois líderes disseram que "conseguem enxergar um caminho para um possível acordo". Johnson não fez nenhum comentário adicional. A libra esterlina subiu 1,4% e chegou a 1,2382 dólar.

A Irlanda detém a chave de qualquer pacto. O país terá que consentir com qualquer solução para o maior de todos os enigmas do Brexit: como evitar que a província britânica da Irlanda do Norte se torne uma porta dos fundos para os mercados da UE sem ter controles na fronteira.

Acompanhe tudo sobre:BrexitIrlandaReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Rússia diz ter certeza de que os EUA 'compreenderam' a mensagem após ataque com míssil

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano