Mundo

A realeza, o papa e agora Trump: Putin faz todo mundo esperar

As vítimas mais famosas de sua falta de pontualidade incluem a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, e até o papa Francisco

Putin: o líder russo chegou 35 minutos depois do horário estipulado para a cúpula com o presidente americano, Donald Trump (Kevin Lamarque/Reuters)

Putin: o líder russo chegou 35 minutos depois do horário estipulado para a cúpula com o presidente americano, Donald Trump (Kevin Lamarque/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de julho de 2018 às 14h48.

Helsinque - Famoso por se atrasar para reuniões importantes, o presidente russo, Vladimir Putin, repetiu o costume nesta segunda-feira, 16, e chegou 35 minutos depois do horário estipulado para a cúpula com o presidente americano, Donald Trump, em Helsinque, na Finlândia.

O atraso repete a tradição de Putin desde que foi eleito pela primeira vez, em 2000. As vítimas mais famosas de sua falta de pontualidade incluem a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, e até o papa Francisco.

Para observadores do Kremlin, a falta de pontualidade é vista como uma tática deliberada para tentar quebrar o equilíbrio entre os participantes e obter alguma vantagem. Outros salientam que o atraso parece ser mais um traço pessoal do que uma estratégia.

Em 2014, o presidente russo chegou horas atrasado para um encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel. Os atrasos não se limitam às reuniões com a comunidade internacional. Putin frequentemente chega tarde a eventos oficiais em Moscou, muitas vezes por permitir que seus compromissos anteriores durem mais do que planejado.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpFinlândiaRússiaVladimir Putin

Mais de Mundo

EUA usaram IA em operação que capturou Nicolás Maduro, diz jornal

Em Munique, Rubio afirma que EUA querem 'uma Europa mais forte'

Principal opositor de Putin foi morto por veneno raro encontrado em rã, dizem europeus

Parentes de presos políticos começam greve de fome na Venezuela