Putin: o líder russo chegou 35 minutos depois do horário estipulado para a cúpula com o presidente americano, Donald Trump (Kevin Lamarque/Reuters)
Estadão Conteúdo
Publicado em 16 de julho de 2018 às 14h48.
Helsinque - Famoso por se atrasar para reuniões importantes, o presidente russo, Vladimir Putin, repetiu o costume nesta segunda-feira, 16, e chegou 35 minutos depois do horário estipulado para a cúpula com o presidente americano, Donald Trump, em Helsinque, na Finlândia.
O atraso repete a tradição de Putin desde que foi eleito pela primeira vez, em 2000. As vítimas mais famosas de sua falta de pontualidade incluem a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, e até o papa Francisco.
Para observadores do Kremlin, a falta de pontualidade é vista como uma tática deliberada para tentar quebrar o equilíbrio entre os participantes e obter alguma vantagem. Outros salientam que o atraso parece ser mais um traço pessoal do que uma estratégia.
Em 2014, o presidente russo chegou horas atrasado para um encontro com a chanceler alemã, Angela Merkel. Os atrasos não se limitam às reuniões com a comunidade internacional. Putin frequentemente chega tarde a eventos oficiais em Moscou, muitas vezes por permitir que seus compromissos anteriores durem mais do que planejado.