Quanto custam os apartamentos espaçosos pelo Brasil
Ter espaço para morar nas grandes cidades é para poucos. Conheça os grandes apartamentos
Da Redação
Publicado em 17 de março de 2015 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h48.
São Paulo - Para ter um apartamento espaçoso nas grandes cidades brasileiras, dificilmente o comprador conseguirá desembolsar menos do que um milhão de reais. E se além de espaço, a pesquisa incluir uma boa localização é mais provável que ele precise encarar preços que giram em torno de alguns milhões de reais. Segundo um levantamento feito pelo site de classificados imobiliários VivaReal, a pedido de EXAME.com, o valor dos imóveis com mais de 200 metros quadrados em bairros valorizados de algumas capitais brasileiras varia de 780 mil reais a 8 milhões de reais. A lista inclui imóveis com essa metragem ou com áreas superiores em Brasília e em outras dez capitais: São Paulo , Rio de Janeiro , Belo Horizonte , Curitiba , Porto Alegre , Florianópolis , Vitória , Recife , Salvador e Goiânia .
O apartamento mais barato foi encontrado no Centro de Belo Horizonte e tem 237 metros quadrados. Já a unidade com o maior preço mede 430 metros quadrados e está localizada no Jardim Paulistano, em São Paulo.
Como o custo para construir é cada vez maior e os espaços para novos empreendimentos são mais escassos, o metro quadrado em regiões valorizadas não para de crescer.
Como consequência, construtoras lançam apartamentos minúsculos ( conheça o microapartamento com 18 metros quadrados ) para viabilizar empreendimentos e, ao mesmo tempo, oferecer imóveis que cabem no bolso do comprador.
Por outro lado, grandes unidades localizadas nessas regiões são vendidas a "peso de ouro". Na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, um apartamento com 300 metros quadrados é vendido por 6,5 milhões de reais. Ou seja, cada metro quadrado do imóvel custa 21,66 mil reais.
Veja nas fotos a seguir os preços dos grandes apartamentos em 11 cidades.