Exame Logo

Preços dos imóveis sofrem queda real de 8,24% em um ano

Em agosto, em cinco das 20 cidades pesquisadas os preços tiveram queda real e nominal, sem descontar a inflação

Imóveis: Variação de preço foi muito menor que a inflação (Andrzej Wójcicki/Thinkstock)

Júlia Lewgoy

Publicado em 2 de setembro de 2016 às 09h24.

São Paulo - Novamente, o Índice FipeZap mostrou que vale ficar de olho nos imóveis à venda para negociar bons descontos. Entre julho e agosto, o preço médio do metro quadrado variou apenas 0,05%.

O índice acompanha os valores em 20 cidades brasileiras. Nos últimos 12 meses encerrados em agosto, os preços também ficaram praticamente estáveis, com uma queda mínima de 0,03%.

No entanto, essa variação ficou muito abaixo da inflação , que deve ficar em 8,95% no mesmo período, segundo o último Boletim Focus do Banco Central .

Ou seja, a queda real, descontando o aumento generalizado dos preços, foi de 8,24%. Para chegar nesse resultado, a oscilação dos preços foi dividida pela variação da inflação.

Vale ressaltar que, em agosto, em cinco das 20 cidades pesquisadas os preços tiveram queda real e nominal, sem descontar a inflação (Goiânia, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Niterói).

Em apenas cinco cidades, o valor médio dos imoveis subiu mais que a inflação (Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis).

Veja abaixo o comportamento dos preços nos últimos 12 meses, neste ano e em agosto, nas 20 cidades pesquisadas pelo Índice FipeZap.

//e.infogr.am/js/embed.js?0fX

Os preços em cada cidade

Em agosto, o valor médio do metro quadrado anunciado das 20 cidades foi de 7.637 reais. Confira a seguir o valor médio do metro em cada município:

//e.infogr.am/js/embed.js?hhN

São Paulo - Se você quer alugar seu imóvel , investir nos itens a seguir pode ser uma ótima estratégia para chamar a atenção de inquilinos e ter motivos para aumentar sua rentabilidade . Já se você é locatário e está à procura de um apartamento , vale observar esse itens durante a busca para fechar um bom negócio.

Como proprietário, foque no conforto do inquilino, mais do que na estética do apartamento. “Se você fica dez anos sem dar uma nova cara para o imóvel, o aluguel desvaloriza”, explica a arquiteta Consuelo Jorge. Pequenas reformas, sem grandes quebradeiras, já trazem retorno ao seu investimento.

Como locatário, antes de fechar um negócio, leve um amigo ou um profissional arquiteto ou engenheiro que ajude a conferir se os itens a seguir estão em dia. Se você se apaixonar pelo imóvel, mas tiver algum item estragado ou em falta, tente negociar seu reparo ou instalação antes de assinar o contrato.

“O poder de barganha é seu antes de fechar o negócio, não depois”, orienta o co-fundador do site Quinto Andar André Penha. Se só perceber o desfalque enquanto já estiver morando no imóvel, reparos que comprometem a estrutura do apartamento podem ser descontados do aluguel, desde que sejam negociados com o proprietário.

Navegue pelas fotos e veja oito itens que valorizam imóveis para serem alugados, segundo as dicas da arquiteta Consuelo Jorge e do co-fundador do site Quinto Andar André Penha:
  • 2. 1. Paredes claras e pintadas

    2 /10(Thinkstock/goa_novi)

  • Veja também

    A primeira impressão de qualquer imóvel fica prejudicada se ele é escuro, por isso pinte as paredes de uma cor clara, como branco, bege ou cinza claro, que permita que a luz natural se espalhe pelos cômodos. Além de evitar o mofo nas paredes, a claridade proporciona uma sensação agradável. Paredes recém pintadas valorizam muito o imóvel e aceleram o aluguel.

    Prefira lâmpadas de cor amarela, não branca, e do modelo led, que consome menos energia elétrica. Luminárias com um design diferente valorizam a sala.
  • 3. 2. Piso frio ou laminado

    3 /10(Thinkstock/piovesempre)

  • Esqueça o carpete, que acumula ácaro e é difícil de limpar. Prefira pisos de fácil manutenção, que dão um ar de limpeza ao imóvel. Pisos frios são ideais para cozinhas, áreas de serviço e banheiros. Outros pisos de fácil aplicação, como laminado, vinílico e cimento queimado, são mais bonitos para sala e quartos. Tudo bem manter o piso de madeira em apartamentos antigos. Se estiver bem cuidado, ele valoriza o imóvel.
  • 4. 3. Tomadas e disjuntores em dia

    4 /10(Thinkstock/Rallef)

    Toda a rede elétrica do apartamento precisa funcionar perfeitamente. Troque as tomadas antigas pelas novas, de três pinos, que se adaptam a novos eletrodomésticos e evitam o risco de adaptadores. Também é importante ampliar a quantidade de tomadas, se for preciso, para oferecer uma instalação elétrica que comporte bem todos os aparelhos eletrônicos do inquilino. Outra dica que facilita a vida do morador do imóvel é disponibilizar um guia do quadro de luz, que identifica a função de cada disjuntor. Assim, se ele precisar trocar a resistência do chuveiro, por exemplo, saberá qual disjuntor desligar.
  • 5. 4. Revestimentos novos

    5 /10(Thinkstock/AnikaSalsera)

    Em cozinhas e banheiros de apartamentos antigos, só mantenha os azulejos originais se eles estiverem bem conservados. Em geral, azulejos neutros e novos são mais fáceis de agradar. Na pia do banheiro e da cozinha, opte pelo mármore, um revestimento atemporal.
  • 6. 5. Armários embutidos

    6 /10(Thinkstock/urfinguss)

    Dificilmente o inquilino vai carregar móveis sob medida de um imóvel para outro. Armários embutidos na cozinha, nos quartos e nos banheiros aumentam as chances de alugar. Dependendo do perfil do inquilino, ter geladeira, fogão e até outros móveis também ajuda a locar o imóvel com mais facilidade, mas esse também pode ser um fator que afasta locatários que já têm mobiliário próprio. Disponibilize ou não os móveis dependendo do perfil de inquilino que você procura.
  • 7. 6. Box e chuveiro a gás

    7 /10(Thinkstock/robinimages)

    Só a cortina de banho no chuveiro não agrada. O box é um item de conforto importante: protege do frio, é mais prático e, além de tudo, deixa o banheiro mais bonito. Ele é um investimento inteligente porque dura muitos anos sem precisar ser trocado. Chuveiro a gás em vez de elétrico também é um item de conforto que, ainda por cima, deixa a conta de luz mais barata.
  • 8. 7. Registros e maçanetas em dia

    8 /10(Thinkstock/Medioimages/Photodisc)

    Todos os metais da casa, como registros das torneiras e maçanetas das portas, precisam ser novos para funcionar bem. Registros em dia evitam vazamentos de água e de gás, problemas que podem aparecer só depois que o locatário já está morando no imóvel.
  • 9. 8. Ar-condicionado

    9 /10(AndreyPopov/Thinkstock)

    No inverno, ninguém liga muito para esse item, mas no verão… Mantenha os aparelhos de ar-condicionado novos, para economizar na conta de luz, e limpos, para manter o ar saudável.
  • 10. Veja também:

    10 /10(Thinkstock/ CelsoDiniz)

  • Acompanhe tudo sobre:guia-de-imoveisImóveisIndicadores econômicosindice-fipezapPreços de imóveis

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mercado imobiliário

    Mais na Exame