Jaçanã: Saiba como é morar no bairro que foi imortalizado por Adoniran Barbosa
Famosa por conta do Trem da Cantareira, o bairro que fica na região norte de São Paulo também foi berço do primeiro estúdio de cinema da cidade
Redação Exame
Publicado em 27 de fevereiro de 2024 às 08h30.
Última atualização em 21 de março de 2024 às 16h01.
O bairro de Jaçanã nem sempre foi conhecido assim, já que no início de sua construção acreditava-se que existia ouro na região e, por isso, colocaram o nome de Uroguapira.
Com diversas opções de lazer ao ar livre, a região conta com um grande museu, cujo objetivo é manter viva a história do bairro.
Onde fica o Jaçanã?
O bairro Jaçanã São Paulo está localizado na zona norte da cidade e está integrado à subprefeitura de Jaçanã/Tremembé.
Circundado pela cidade de Guarulhos e, principalmente, pela Serra da Cantareira, o bairro era antigamente conhecido como Uroguapira, uma vez que acreditavam existir ouro na região.
Posteriormente, em 1930, o bairro passou a se chamar Jaçanã, em virtude da ave de mesmo nome que está presente na região.
Com intuito de manter a história do bairro, algumas ruas dele ainda mantêm nomes ligados ao primeiro nome da cidade.
Quanto custa morar no Jaçanã?
Para aqueles que desejam morar na região, é importante saber qual é o custo médio dos imóveis, tanto casas quanto apartamentos.
Nesse sentido, pensando em apartamentos, o custo médio do aluguel é de R$ 3.600 enquanto para casas o custo médio cai para R$ 3.400.
Ao comparar com o custo médio de aluguel para casas em apartamentos na cidade de São Paulo, a região está bem em linha com demais regiões de mesmas características.
Como é o transporte no Jaçanã?
A região do Jaçanã apresenta boa mobilidade urbana, já que conta com uma extensa rede de metrô, ônibus e trem.
Além disso, por ficar próxima a Guarulhos, existe a facilidade para aqueles que precisam viajar constantemente em virtude do emprego.
O bairro ainda conta com a Rodovia Fernão Dias, que é responsável por fazer a ligação entre a capital, São Paulo, até a capital mineira, Belo Horizonte.
O que fazer em Jaçanã?
Caracterizado por ser um bairro residencial, em virtude de sua localização existem diversas opções de lazer para os moradores e visitantes.
Como o bairro está rodeado pela Serra da Cantareira, uma das primeiras opções de lazer é a visita ao Parque Estadual da Cantareira, que apresenta mais de 7 mil hectares de área verde e é composta por mata tropical nativa.
Nele, os moradores e visitantes encontram diversas trilhas que levam até quedas d’água, uma grande diversidade de aves, locais para realizar piquenique em família e com amigas, além de programas de educação ambiental.
Para os amantes da história, o bairro conta com o Museu do Jaçanã. Seu principal objetivo é manter viva a história do bairro para as futuras gerações.
Com fundação no ano de 1983, o museu conta com diversos documentos e objetos atrelados ao desenvolvimento e construção do Jaçanã São Paulo.
A região também é conhecida por sua feira livre, que conta com uma extensa variedade de produtos, que vão desde as frutas, até queijos e doces.
Por fim, em relação à gastronomia, o bairro possui diversas opções. A mais tradicional da região é o Sabor da Vovó e Picanharia Rei da Brasa.
Como é a segurança no Jaçanã?
Do mesmo modo que as demais áreas urbanas brasileiras, o Jaçanã enfrenta desafios relacionados à segurança pública, como crimes de furto, roubo e ocasionalmente crimes mais graves.
A região conta com uma Delegacia, que é o 73° Distrito e fica localizada na Avenida Paulo Lincoln.
Qual a história do bairro do Jaçanã?
O distrito que ficou conhecido após a divulgação da música “trem da onze”, de Adoniran Barbosa, foi fundado no ano de 1870, ainda com o nome de Uroguapira, em alusão a expectativa de que existia ouro na região.
Após a descoberta de que não existia ouro na região, o seu nome foi reduzido a Guapira e, posteriormente, em 1930, passou a se chamar Jaçanã em homenagem a ave que existe em abundância na região.
Jaçanã foi responsável, durante os anos 1949, por inaugurar o primeiro estúdio de cinema de São Paulo, onde ficavam chácaras e um terreno de onde eram retiradas a matéria prima para produção de tijolos.
O estúdio ganhou o nome de Cinematográfica Maristela e o bairro foi escolhido para ser o local da sua criação por vontade de Mário Audrá Júnior.
Nele foram criados diversos filmes que ganharam notoriedade no país, chegando a incríveis 60 produções em 10 anos de existência. Atores, como Mazzaropi e Regina Duarte tiveram participações nos filmes ali criados.
Para que fosse possível chegar até os estúdios do cinema, era necessário utilizar o trem da Cantareira, que ligava até a Estação Jaçanã, e foi a fonte de inspiração para Adoniran Barbosa compor a sua célebre música, conforme mencionado anteriormente.
Por conta de sua localização e, principalmente, o bom clima, a região também é berço de asilos e clínicas de saúde desde antes de se chamar Jaçanã.
Em 1904, foi criado na região a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que ficou conhecida, principalmente, pelo tratamento da tuberculose.
A região conta com muita história e diversas opções de lazer, que foram construídas ao longo de sua história.