Economia

Bancos investem para reduzir tempo de aprovação de financiamentos

Para reduzir o processo, que pode levar até 180 dias, o setor bancário está investindo em uma ferramenta de gestão de crédito imobiliário

No Itaú Unibanco, onde a solução já está em operação, a aprovação de um financiamento pôde ser reduzida para apenas 12 dias (Divulgacao)

No Itaú Unibanco, onde a solução já está em operação, a aprovação de um financiamento pôde ser reduzida para apenas 12 dias (Divulgacao)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2011 às 15h00.

São Paulo - Papéis por todos os lados, trabalhos manuais e processos desestruturados são alguns dos problemas que fazem com que a aprovação de um financiamento imobiliário leve até 180 dias no Brasil. Na tentativa de reduzir esse prazo e os custos operacionais do processo, as grandes instituições financeiras, como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Itaú Unibanco estão investindo em uma ferramenta de gestão de crédito imobiliário.

No Itaú Unibanco, onde a solução já está em operação, os resultados mostram-se positivos: “Implantamos a ferramenta em 2009 e já no primeiro semestre do ano passado os resultados apareceram: a solução permitiu ao banco reduzir o período de contratação de um financiamento de 180 para apenas 12 dias, com uma redução de 80% nos custos de backoffice”, conta Marcos Burattini, fundador e CEO da Vivere, empresa responsável pelo desenvolvimento da ferramenta de gestão. Já nos outros bancos, a solução ainda está em fase de implementação.

A ferramenta funciona automatizando os processos, de forma que sejam cumpridos sem decisão humana, a partir de lógicas pré-estabelecidas em conjunto com o cliente. Cada etapa é operacionalizada de forma paralela, sem replicar os processos e sem depender das ações dos demais envolvidos. As informações ficam digitalizadas e toda a comunicação é feita pela Internet, dispensando a circulação de documentos físicos entre as diversas áreas envolvidas com as operações de crédito imobiliário.

Resultado de um investimento de R$ 8 milhões, o sistema modular web-based criado pela Vivere é o único do mundo 100% voltado ao crédito imobiliário, e pode ser implementado em bancos, construtoras e incorporadoras, imobiliárias, securitizadoras e até cartórios. “Levamos dois anos para desenvolver uma solução que pudesse revolucionar o mercado imobiliário”, diz Burattini.

Acompanhe tudo sobre:aplicacoes-financeirasBancosFinançasfinanciamentos-pessoaisImóveis

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor