20 imóveis que R$ 500 mil podem comprar pelo Brasil
Veja quais imóveis você consegue comprar com meio milhão de reais em 4 regiões: Belo Horizonte, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro
Da Redação
Publicado em 31 de dezembro de 2013 às 10h19.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h41.
São Paulo - Os preços de alguns imóveis podem chegar a ser assustadores para quem não está acostumado a acompanhar as notícias do mercado imobiliário. Para mostrar como andam os valores dos imóveis em diferentes regiões, EXAME.com tem selecionado mensalmente imóveis à venda emBelo Horizonte, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo por uma mesma faixa de preço.Por 500 mil reais, em regiões nobres de Brasília, como a Asa Sul, ou do Rio de Janeiro,como Copacabana, é possível encontrar imóveis de um dormitório e menos de 50 metros quadrados. Paraencontrar apartamentos de mais de dois dormitórios por esse valor, já é preciso buscar bairros menos centrais, como Minas Brasil em Belo Horizonte e Morumbi, em São Paulo .E a conclusão é que mesmo com meio milhão de reais, atualmente quase não se compram mais imóveis amplos em bairros bem localizados, com pouco trânsito e que garantam certo status. Ou o comprador abre mão da localização para ficar em um imóvel grande, ou abre mão do espaço para ficar em bairros como Barra da Tijuca, no Rio, Cerqueira César, em São Paulo e no Plano Piloto em Brasília.Veja nas fotos quais são os tipos de imóveis que você consegue comprar por 500 mil reais hoje. A seleção foi feitapelo site Urbanizo , que faz parte da Buscapé Company e reúne os dados dos anúncios dos principais sites de classificados de imóveis do Brasil, como Imovelweb e Zap Imóveis.
Link para o anúncio. A Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, é um dos bairros mais famosos da cidade e também um dos mais valorizados. A região tem muitas áreas de convivência, shoppings e lojas de luxo, e é muito procurada por quem busca um alto padrão de moradia e status. Atualmente, os valores dos imóveis no bairro são alguns dos mais altos do país e por 500 mil reais é raro encontrar imóveis com mais de dois dormitórios na região. Alguns dos principais problemas do bairro são os congestionamentos e o fato de a região ser um pouco afastada, o que prejudica quem mora ali, mas trabalha em outro lugar. Mesmo com a finalização das obras da linha 4 do metrô, que ligará a Barra da Tijuca à zona sul do Rio, a movimentação pelo bairro para quem não tem carro deve continuar complicada.
Link para o anúncio. Com o esgotamento de terrenos em outros bairros da Zona Sul, como Ipanema e Leblon,Botafogo tem recebido muitos empreendimentos e se valorizado nos últimos anos. A região também se beneficiou com a chegada da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no Morro Dona Marta, que mitigou um dos principais problemas do bairro, a falta de segurança. O bairro tem uma grande presença de escolas, clínicas e hospitais particulares e tem uma boa estrutura de lazer, com cinemas, teatros, shoppings, casas noturnas, museus e centros empresariais. Por ser um grande corredor de passagem entre o Centro da cidade e as demais áreas da Zona Sul e Barra da Tijuca, a região enfrenta muitos problemas de congestionamento.
Link para o anúncio. O Catete é um bairro muito tradicional, marcado por ter sido sede da Presidência da República, que ficava no Palácio do Catete, um dos principais pontos turísiticos do Rio de Janeiro até hoje. O bairro já foi um dos mais nobres da cidade, mas atualmente é conhecido por ser um bairro central, histórico e menos valorizado do que os outros bairros da zona sul. O Catete possui algumas ruas e sobrados mal conservados e em alguns locais é frequentado por moradores de rua e usuários de drogas.
Link para o anúncio. Assim como a Barra da Tijuca, Copacabana é um dos bairros mais famosos e valorizados do Rio de Janeiro. A praia de Copacabana, localizada no bairro, é uma das principais referências da cidade e uma das mais buscadas por turistas. O bairro possui ampla oferta de restaurantes, cinemas, teatros, lojas e feiras a céu aberto. Lá encontram-se prédios luxuosos e tradicionais com vista para a praia e outros com padrão classe média mais próximos ao morro e um pouco mais distantes da praia. O forte adensamento e o alto status do bairro o tornaram muito concorrido, sendo que hoje a região possui alguns dos imóveis mais caros do Brasil.
Link para o anúncio. Carlos Prates é um dos bairros mais antigos da região Noroeste de Belo Horizonte. Caracteriza-se por ser um bairro de classe média, residencial e por possuir casas antigas. É um pouco mais valorizado que outros bairros da região noroeste, como Minas Brasil, justamente por ser mais tradicional e mais próximo ao centro da cidade.
Link para o anúncio. Minas Brasil é um bairro da região noroeste de Belo Horizonte. É uma zona suburbana, mais próxima ao limite de Contagem do que ao centro da cidade. É um bairroresidencialcom muitas famílias de classe média e classe média baixa. A região possui alguns imóveis antigos, mas tem recebido muitos empreendimentos novos e se encontra em uma fase de expansão imobiliária. "A região cresceu muito com a chegada daPontifícia Universidade Católica (PUC), que fica no Coração Eucarístico, bairro vizinho de Minas Brasil, e tem trazido muitas construções novas", complementaFernando Antunes, diretor da imobiliária Lopes de Minas Gerais
Link para o anúncio. Assim como em todo o Plano Piloto, os imóveis da Asa Sul são extremamente valorizados. A região é a mais antiga de Brasília e chega a ser mais cara que a Asa Norte porque além de ser mais tradicional, é mais arborizada,tem faculdades, hospitaise o Parque da Asa Sul. A região possui muitos prédios antigos, com no máximo seis andares. Como o Plano Piloto é tombado pela Unesco, a região não tem como se expandir, o que contribui ainda mais para a valorização dos imóveis, já que há pouca oferta e a busca por imóveis é sempre crescente pelo fato de o local ser umreduto do funcionalismo público.