Exame Logo

Zmes, de ex-McKinsey, integra consultoria e AI no marketing digital

Empresa fundada por Marcelo Tripoli tem como sócio-investidores fundadores do O Boticário, Positivo e Heads Propaganda

Executivos da Zmes (Zmes/Divulgação)

Marina Filippe

Publicado em 10 de novembro de 2020 às 09h00.

Última atualização em 10 de novembro de 2020 às 11h17.

Acaba de chegar ao mercado a Zmes, agência de marketing digital fundada por Marcelo Tripoli, ex-vice-presidente e sócio-associado da consultoria McKinsey.

A Zmes trabalha a partir de três pilares: consultoria para realização de diagnósticos profundos e cálculos do potencial financeiro para a realidade de cada cliente; criação e conteúdo para conectar marcas aos consumidores; e tecnologia com uso intensivo de recursos de inteligência artificial e análise de dados por meio de ferramentas proprietárias.

Veja também

"Não somos uma agência. Vamos trabalhar com programas de doze meses ou mais para cada cliente que leva em consideração desde o diagnóstico até um time próprio para o atendimento e execução de tarefa desse cliente", diz Tripoli à EXAME.

A Zmes é apoiada por um grupo de sócios-investidores que reúne alguns dos principais empresários e executivos do país: Miguel Krigsner e Artur Grynbaum, fundador e CEO de O Boticário, Helio Rotenberg, fundador e CEO da Positivo Tecnologia, e Claudio Loureiro, fundador da Heads Propaganda. Juntos, eles investiram 18 milhões de reais e possuem 42,5% da Zmes. Marcelo Tripoli, sócio gestor com outros 42,5% de participação, é o principal executivo da companhia. Os demais 15% pertencem ao grupo de profissionais que forma a liderança da companhia.

A empresa é ainda formada por um time experiente. Entre os executivos estão Henrique Makauskas, ex-líder de tecnologia da Dafiti; Giuliana Viscardi, que criou e liderou o programa de influenciadores da Ambev. Marta Oliveira, que trabalhou durante 10 anos na Pepsico e atuou em consultorias de branding e Ricardo Tassi, ex-sócio-associado da McKinsey.

Modelo de atuação

Segundo o executivo, o modelo de atuação da empresa sempre começa com um diagnóstico profundo das carências e oportunidades do marketing digital do cliente que sempre é quantificada em potencial de aumento de receita e lucratividade. A partir daí, são definidas as ferramentas que serão utilizadas, os processos mais efetivos e o perfil da equipe. Cada time é composto por profissionais de planejamento, tecnologia, mídia e criação, atua integrado, in-house e é 100% dedicado ao cliente.

"Em 2018 uma pesquisa mostrou que 80% dos 100 maiores anunciantes brasileiros estão num estágio embrionário do marketing digital. A nossa intenção é gerar um novo formato de negócio e oportunidades", diz Tripoli.

Segundo ele, um time de desenvolvedores, arquitetos e cientistas de dados usará a inteligência artificial para automatizar processos e personalizar as campanhas, de forma que cada consumidor receba mensagens e ofertas de acordo com seus hábitos, comportamentos e necessidades. "Com isso, garantimos um aumento em receitas e margens", afirma.

A companhia, que já tem dois grandes clientes em vista, irá trabalhar também com pessoas que estarão na China para acompanhar as mais recentes tendência e antecipá-las por aqui.

 

Acompanhe tudo sobre:ConsultoriasLançamentosmarketing-digital

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Marketing

Mais na Exame