Vacinas: Ministério da Saúde lança vídeo publicitário e fala de união; assista
Campanha "Brasil imunizado. Somos uma só nação" aborda a importância da vacinação para melhoria dos negócios, da economia e, claro, da saúde
Marina Filippe
Publicado em 22 de janeiro de 2021 às 14h03.
Última atualização em 22 de janeiro de 2021 às 17h59.
O Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde , lançou uma campanha publicitária que incentiva a vacinação contra a covid-19 .
- Como fica a bolsa com o começo da vacinação? Veja a análise das melhores empresas para investir hoje
Com o slogan “Brasil imunizado. Somos uma só nação”, o filme com duração de um minuto reúne pessoas que representam as cinco regiões do País para ressaltar as diversidades sociais e geográficas, juntamente com a estrutura de logística usada para a distribuição das vacinas autorizadas pela Anvisa. A campanha conta, ainda, com mais dois filmes, um de 30 segundos e outro de 15 segundos, além de peças para rádio e mídia impressa.
No vídeo, um narrador diz que “o desafio de vacinar os brasileiros também e vai além da saúde, por se tratar de uma questão humana, social e econômica”. O filme tem, por exemplo, imagens de uma médica com equipamentos de proteção segurando a mão de um paciente, de uma feirante durante o trabalho; e de uma professora.
As cenas são intercaladas com imagens de laboratórios de pesquisa e de operações de logística envolvendo Aeronáutica, Exército e Marinha. Também são mostrados trechos com o transporte da vacina em aviões e caminhões, além de imagens de vacinação com profissionais de saúde.
O tom de união da campanha reforça o discurso do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou que a CoronaVac, aprovada pela Anvisa, é a vacina do Brasil.
A ação publicitária também lembra que é preciso continuar com todos os protocolos de proteção. Assim, o filme termina com cenas de pessoas com máscaras, lavando as mãos e usando álcool em gel, destacando um letreiro que reforça a necessidade de proteção enquanto a vacina não chega a todos.
A campanha criada pela agência Nova/sb conta, ainda, com mais dois filmes, um de 30 segundos e outro de 15 segundos, além de peças para rádio e mídia impressa.
Próximas fases
Segundo o Ministério da Saúde, após a veiculação do atual filme haverá o início de veiculação de uma segunda fase da campanha com a convocação dos grupos prioritários para a vacinação. O primeiro grupo, definido pelo Ministério da Saúde, inclui idosos a partir de 60 anos; pessoas com deficiência que vivem em instituições, a partir de 18 anos; trabalhadores da saúde da linha de frente e população indígena vivendo em terras indígenas.