Olimpíadas: consumidores pouco se lembram dos patrocinadores

Pesquisa inglesa mostra que marcas que patrocinaram Londres 2012 não são lembradas tão bem pelo público

São Paulo - Uma marca patrocinar as Olimpíadas é sinônimo de "entrar na mente" des milhões (ou bilhão) de consumidores/espectadores? Não exatamente. 

Uma pesquisa da agência Greenlight, feita no Reino Unido com mil consumidores, mostra que eles não se lembram muito bem das marcas presentes nos Jogos.

Tal fenômeno deve ocorrer de modo similar após a Olímpiada do Rio 2016

Quando perguntados sobre as marcas em Londres 2012, 47% se mostraram não impactados pelas marcas, elas sendo patrocinadoras oficiais ou não.

Outros 18% responderam que nem mesmo notaram uma marca patrocinadora durante o evento.

As marcas com maior "awareness" (presença notada pelo consumidor) em 2012 foram Coca-Cola e McDonald's, com 42% e 38% de percepção, respectivamente. 

Já a Acer, uma das principais marcas oficiais do evento, não foi lembrada nenhuma vez. Já a P&G, apenas 11%. A Samsung, apenas 17%.

Quando se trata de patrocínios, o Comitê Olímpico Internacional é bem rigoroso, garantindo que nenhuma outra empresa ou marca surfe na onda dos Jogos. 

A pesquisa da Greenlight também mostrou que os jovens são os que melhor recebem as marcas. 

49% dos jovens entre 16 e 29 anos responderam que sua opinião sobre uma marca melhoraria caso ela fosse patrocinadora dos Jogos Olímpicos. 

Outra descoberta foi o poder, já imaginado, da televisão. É o meio que causa impacto mais efetivo para as marcas, com 30% de lembrança dos consumidores.

Os produtos licenciados e com design especial para os Jogos vêm em segundo, com 21% de lembrança. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.