O que as marcas estão preparando para o Super Bowl 2014
O maior evento publicitário nos Estados Unidos já começou a esquentar - e promete, mais uma vez, definir os rumos do setor em 2014
Da Redação
Publicado em 24 de janeiro de 2014 às 13h02.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h19.
São Paulo - O intervalo comercial mais caro do mundo tem nome: a grande final da liga nacional de futebol americano, a NFL, evento conhecido como Super Bowl . O jogo vai muito além de decidir o campeão (a disputa este ano será Denver Broncos e Seattle Seahawks).O programa televisivo mais assistido dos Estados Unidos é retransmitido para um público internacional cada vez maior. Tanta atenção tem preço: a Fox Sports estimou o valor de cerca de 4 milhões de dólares para 30 segundos de anúncio nos intervalos. Fabricantes como a Ab Inbev já garantiram 3 minutos e meio no ar este ano.É o cenário perfeito para grandes marcas partirem para a guerra com suas melhores e mais criativas armas. Tradicionalmente, o jogo define e influencia as estratégias de marketing que estarão na mesa ao longo do ano, além de apresentar ao mundo comericiais que se tornam clássicos. O jogo estámarcado em 2014 para o dia 2 de fevereiro. Confira os anunciantes que já deram uma prévia do que estão preparando.
Há 10 dias do evento, a Axe saiu na frente do placar. Seu vídeo "Make Love, Not War", criado para promover o lançamento do novo Axe Peace durante o Super Bowl, já alcançou 3 milhões de visualizações. O filme mostra soldados e chefes de Estado ficcionais deixando de lado suas armas e preferindo um desfecho inesperado. Ao contrário das últimas campanhas da marca, acusadas de sexismo, o vídeo teve boa recepção entre o público feminino.
17 segundos de Arnold Schwarzenegger subindo o zíper de um moleton. Quando a câmera foca seu rosto, o ex-governador da Califórnia, de peruca, anuncia: "Surpresa", e começa o aquecimento para um jogo de pingue-pongue. Só o teaser da campanha da Bud Light para o jogo alcançou 1,8 milhões de visualizações até o fechamento desta matéria.
Para brigar com concorrentes do porte da Coca-Cola e da Pepsi, a SodaStram contratou sua primeira porta-voz de fama global, a atriz Scarlett Johansson. Como o making of a dá a entender, o roteiro do vídeo não será muito complexo: terá apenas a atriz saboreando a bebida enquanto recomenda seu consumo. A contratação gerou alguma controvérsia: a empresa, de origem israelita, é acusada de usar mão de obra palestina de forma abusiva, e a história ganhou mais visibilidade após a contratação da atriz.
A Jaguar prepara sua estreia no Super Bowl 48 com a promessa de provar, de uma vez por todas, como é “bom ser mal”. No primeiro teaser o ator birtânico Ben Kingsley anuncia o encontro que reunirá alguns dos "vilões clássicos". Segundo a montadora, o comercial irá homenagear grandes caras maus ingleses. Os atoresTom Hiddleston e Mark Strong, conhecidos por seus papéis vilanescos no cinema, também estarão no anúncio.
O jogador de futebol aposentado David Beckham continua em alta como garoto-propaganda da H&M. Para promover sua linha de cuecas vendidas na varejista de moda, o ex-atleta passará a maior parte do anúncio em suas boxers, trancado do lado de fora de um prédio. O making of do anúncio mostra suas aventuras para conseguir entrar novamente no edifício.
Tradicionalmente, a Doritos, da fabricante Pepsico, veicula dois comerciais de 30 segundos durante o Super Bowl. Um é criado pela equipe de publicidade da empresa, e o segundo é escolhido por voto popular entre vídeos enviados por aspirantes a diretores do mundo inteiro, finalistas no concurso Crash The Super Bowl. Este ano, o filme "Limpador de Dedos", criado pelo australiano Thomas Noake, é o favorito para vencer a peneira.
De onde saiu a ideia de que as partidas do futebol americano deveriam ter intervalos? A Pepsi fez uma viagem no tempo para investigar a origem do costume, e acabou encontrando uma resposta nada humilde neste comercial lançado para promover seu patrocínio ao Super Bowl. A marca ainda faz mistério sobre os temas dos seus dois anúncios de 30 segundos veiculados durante o jogo.
Em seu teaser, a Volkswagen revelou que está utilizando a engenharia alemã para construir o comercial perfeito para o Super Bowl. O algoritmo criou uma receita que inclui cachorrinhos, bebês, anões, hambúrguer gigante, humor físico e escatológico, e até Abraham Lincoln.
O azarado M&M's Amarelo é mais uma vez a vítima numa campanha da marca. No teaser lançado para o Super Bowl, o personagem é sequestrado. Criado pela BBDO de Nova York, o vídeo promete revelar o destino do mascote no dia 2 de fevereiro, durante o jogo.
A Toyota lançou um teaser de sua campanha para o evento que traz o ator Terry Crews (dos filmes Mercenários e As Branquelas) em um encontro inesperado com os Muppets.O comercial vai promover o modelo Highlander, e traz como mote o fim do tédio na rotina, promovendo a hashtag #NoRoomForBoring. A criação é daSaatchi & Saatchi de Los Angeles, veiculada em parceria com a Disney.
A estrela da campanha da Audi em 2014 será o Doberhuahua, uma misteriosa raça canina que não possui muitos fãs entre os humanos. No teaser da montadora, a cantora canadense Sarah McLachlan, conhecida por suas baladas românticas e emocionais, faz um apelo: esta criatura abandonada precisa de ajuda e atenção. O personagem será apresentado durante o evento.
O humorista e vencedor do Emmy Stephen Colbert, apresentador do programa Colbert Report, é o embaixador do ano da marca Wonderful Pistachios. Ele substitui o cantor sul-coreano Psy, estrela da fabricante do evento no ano passado. No teaser da sua campanha, Colbert declara sua impressão sobre do que se trata, realmente, o Super Bowl. A resposta não é futebol, nem publicidade.
A anunciante saiu do Super Bowl do ano passado com o título inglório de pior campanha do evento, com um comercial controverso que mostrava situações constrangedoras entre uma supermodelo e um nerd genérico. No teaser deste ano, a estrela escolhida foi a piloto de corrida Danica Patrick. Aqui, a atleta ganha uma montanha de músculos falsos e se mistura entre fisiculturistas numa corrida matinal. A linha de chegada mostra que nem tudo no vídeo é o que parece.