O que as marcas estão fazendo no Black Friday 2015
Concorrência num mar de descontos supõe a necessidade de promover as marcas
Da Redação
Publicado em 27 de novembro de 2015 às 17h28.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h25.
São Paulo - Nos EUA, o Black Friday acontece tradicionalmente depois do feriado de Ação de Graças, com filas quilométricas. Nesta data, o objetivo comum dos americanos é um só: garimpar produtos com descontos que podem chegar a até 90% do preço original. No Brasil, apesar de alguns problemas no passado com anúncios de procedência duvidosa, a data também tem ganhado bastante força todos os anos. Para se ter uma ideia, até às 13h desta sexta-feira (27), o evento já havia movimentado R$ 785 milhões. O faturamento representa um crescimento de 75,6% em relação a 2014. Os dados são da ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude para transações comerciais de diversos segmentos do mercado, em parceria com o Busca Descontos, organizador da Black Friday no país. É evidente que os números também são impulsionados pelas campanhas realizadas pelas marcas . Tanta concorrência num mar de descontos poderia supor a necessidade de criar estratégias criativas para se destacar na data especial. Na prática, entretanto, parece que neste ano, pelo menos na maioria dos casos, as marcas estão apostando em comunicações triviais, trabalhando apenas a divulgação dos preços, estratégia típica do segmento varejista. Confira a seguir o que algumas marcas estão fazendo.
As instalações do Grupo Netshoes, no município de Barueri, em São Paulo, foram "invadidas" pelos apresentadores Bolívia e Fred, do canal Desimpedidos. A ação divulga as promoções do Black Friday dos dois e-commerces do grupo, Netshoes e Zattini. Os humoristas marcam presença durante esta sexta-feira no perfil da marca no Twitter, com posts e vídeos.
O site de busca e comparação de preços Zoom resolveu apostar num personagem icônico como Sérgio Mallandro e uma comunicação bem humorada.
Lembra do personagem "Cabeção" da novela Malhação, da Rede Globo? O Hotel Urbano lembrou e convidou o ator Sérgio Hondjakoff para a campanha de Black Friday.
A rede de varejo resolveu inverter os papeis que geralmente são estabelecidos na propaganda, com o homem tomando cerveja e a mulher com produtos de limpeza.
Outra marca que também resolveu apostar no humor e a figura sempre marcante do humorista Fábio Porchat.
A livraria passou praticamente o dia todo tuitando um arsenal de chamadas criativas para o Black Friday.
A marca de produtos para higiene bucal resolveu aproveitar o buzz do The Voice para anunciar o inicio das ofertas.
Até o clube campeão brasileiro encontrou uma forma de promover o seu elenco e valorizar sua marca durante a data. E teve gente que, de tão empolgada, acabou se atrapalhando na hora de anunciar sua promoção de Black Friday...(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);}(document, script, facebook-jssdk));
Posted by Legado da Copa on Quinta, 26 de novembro de 2015
Veja a seguir 21 ofertas e descontos da Black Friday no Brasil
Mais lidas
Mais de Marketing
Moderação de conteúdo e aceno político: o que esperar da Meta após fim da checagem independenteComo as marcas têm reagido à possibilidade de banimento do TikTok nos EUAPesquisa revela os temas que mais engajaram nas plataformas de vídeoEletromidia assume operação publicitária no Aeroporto de Salvador