Marketing

Na Costa Rica, embalagens de produtos vêm equipadas com dicas de Upcycle

O projeto feito por estudantes de design tem como objetivo incentivar os consumidores a reutilizarem embalagens de produtos

Os estudantes desenvolveram diferentes técnicas para reaproveitar materiais, como é o caso desta embalagem  (Que hago con eso)

Os estudantes desenvolveram diferentes técnicas para reaproveitar materiais, como é o caso desta embalagem (Que hago con eso)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de outubro de 2011 às 16h27.

Um grupo de estudantes de design da Veritas Universidad, na Costa Rica, desenvolveu um projeto que tem como objetivo incentivar as pessoas a reutilizarem as embalagens dos produtos consumidos. Para auxiliar no processo criativo, o passo a passo das ideias são disponibilizados nos rótulos e na internet.

O projeto “Que hago con esto”, que significa “O que faço com isto”, já conseguiu o apoio de diversas marcas da América Latina, que se mostraram dispostas a mudar seus rótulos para incentivar os consumidores a transformarem resíduos em coisas úteis novamente.

Todas as dicas disponibilizadas nas embalagens foram criadas pelos próprios estudantes, que desenvolveram diferentes técnicas de upcycle que podem ser facilmente aplicadas e replicadas. Entre as ideias estão portas-guardanapo feitos com as embalagens, pequenos vasos de planta feitos com os potes de gel, caixas que viram sapateiras e muito mais.

Segundo Manuel Travisany, direto do projeto, para que a ideia desse certo eles precisaram do apoio das agências de publicidade, que gerenciam as marcas. Assim foi possível fazer as pequenas alterações no rótulo que carregam as dicas e divulgar o espaço interativo onde os consumidores podem acessar as fotos com todas as instruções. O site também dispõe de um espaço onde os próprios usuários podem enviar as suas ideias de reaproveitamento e artesanatos feitos com as embalagens.

“Os esforços locais e globais são voltados para a construção de uma consciência da reciclagem e reutilização, mas há algumas barreias para realizar isso, incluindo a falta de criatividade, ideias e conhecimentos das possibilidades oferecidas. Esta ferramenta foi criada para reduzir estes inconvenientes”, explicou Travisany em declaração ao portal norte-americano Tree Hugger.

Acompanhe tudo sobre:DesignEmbalagensestrategias-de-marketingSustentabilidade

Mais de Marketing

Depois de Marisa Maiô, conheça IAra — a aposentada que 'apaga fogo' no Burger King

O poder de não saber: quando a pergunta certa vale mais do que mil certezas

Ayrton Senna ganha boneco Funko exclusivo que celebra sua fase na McLaren

Conar manda tirar do ar campanha da NotCo com 'mamíferos' após repesentação da Parmalat