Morto há 130 anos, fundador da Carlsberg dá palestra na Dinamarca
Com a ajuda de um holograma, a sua figura fez uma conferência póstuma interessante a respeito do valor da incerteza nos negócios e na vida
Da Redação
Publicado em 25 de agosto de 2017 às 14h59.
Ontem rolou um TED em Copenhague (Dinamarca). Para surpresa geral, a palestra mais marcante foi a de Jacob Christian Jacobsen, também conhecido como JC Jacobsen, o fundador da marca de cervejas Carlsberg, criada em 1876. Não, você não leu errado, as datas são exatamente estas.
O lendário empresário morreu há 130 anos, mas aparentemente o seu espirito segue sendo lembrado na empresa a qual ele deu vida.
Com a ajuda de um holograma, a sua figura fez uma conferência póstuma interessante a respeito do valor da incerteza nos negócios e na vida.
O speech tem como tema “Por que você deve responder a cada pergunta com 'provavelmente'”. O discurso está plenamente alinhado com o slogan de longa data da Carlsberg, criado pela Saatchi & Saatchi em 1973: “Provavelmente a melhor cerveja do mundo”.
O roteiro foi bolado pela FCB de Bruxelas. Nele, Jacobsen argumenta que o “provavelmente” é um caminho mais interessante que os limitantes e dogmáticos “sim” ou “não” e isso serve para uma filosofia de negócios.
Quando trazemos o conceito para o futuro (óbvio que ele não disse isso) podemos pensar em empresas que tinham tanta certeza de seu modelo de negócio que acabaram perdendo o bonde da história. Certeza que você está lendo este texto e pensando em pelo menos dois exemplos clássicos.
“Essa mentalidade do ‘provavelmente”... Nos alerta que nunca chegaremos a perfeição, embora estejamos sempre apontando para ela. Ninguém pode chegar nesta natureza da perfeição. Mas... Essa lacuna entre o sim e o provavelmente é o lugar onde isso fica mais próximo de acontecer”, afirma Jacobsen, que é interpretado evidentemente por um ator no recurso holográfico.
Confira a palestra:
https://www.youtube.com/watch?v=6Xi7iSQylI8
A Carlsberg também promove esse mesmo discurso no curta-metragem abaixo:
Este conteúdo foi originalmente publicado no site da AdNews.