Exame Logo

Mobilidade não chegou às empresas, diz estudo

Apenas 5% das companhias brasileiras utilizam os celulares para se relacionar com os consumidores

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.

Rio de Janeiro - A mobilidade ainda não chegou às empresas. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pela Mowa sobre o uso dos celulares pelas 500 maiores empresas brasileiras. O objetivo do grupo especializado em soluções móveis e inovações tecnológicas foi entender como as companhias brasileiras utilizam o celular, especialmente os smartphones, para se relacionar com os consumidores.

Para considerar uma "empresa móvel", a Mowa identificou sete itens: site móvel, aplicativos (para smartphones), SMS, games, soluções corporativas, vídeos para celulares e publicidade móvel. Apenas 5% das empresas listadas no ranking das 500 maiores empresas do Brasil da revista Exame possuem uma estratégia sólida de utilização do aparelho para relacionamento.

Veja também

Comparando com o ranking global Fortune 2000, 10% das empresas listadas já lançaram aplicativos para smartphones, segundo a consultoria research2guidance. De acordo com o levantamento da Mowa, o setor com maior presença móvel é a indústria de telecomunicações, já que 31,25% dessas empresas possuem iniciativas nas frentes avaliadas. Em seguida, aparecem as áreas de eletroeletrônicos (26,32%), farmacêutica (10%), indústria digital (9%) e automotiva (7,7%).

Apenas 12% das empresas possuem site móvel e 14% já encomendaram aplicativos criados especialmente para os celulares. O SMS é o recurso mais utilizado pelas companhias para se comunicar com os consumidores: 22% das empresas já realizaram ações corporativas utilizando os famosos torpedos.

O estudo não levou em consideração o setor financeiro, em função do ranking da Exame usado como referência. Mas vale lembrar que bancos, seguradores e outras instituições financeiras também investem no desenvolvimento e uso de tecnologias mobile.

Acompanhe tudo sobre:estrategias-de-marketingInternetServiços online

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Marketing

Mais na Exame