Marketing

Metalinguagem promove marcas no cinema e na TV

A estratégia pode ser muito eficiente para o anunciante, desde que o famoso “merchan” não apresente uma interrupção brusca ou incoerente no decorrer da trama


	O já renomado canal de humor do Youtube Porta dos Fundos resolveu brincar com o tema no inicio desta semana
 (Reprodução)

O já renomado canal de humor do Youtube Porta dos Fundos resolveu brincar com o tema no inicio desta semana (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2013 às 16h53.

São Paulo - O product placement já se mostrou uma poderosa ferramenta de promoção para inúmeras marcas na história do cinema e da televisão. No Brasil, o mercado também a conhece como merchandising.

A estratégia pode ser muito eficiente para o anunciante, desde que o famoso merchan não apresente uma interrupção brusca ou incoerente no decorrer da trama. Como o Brasil ainda evolui na matéria, muita inserção estranha já foi motivo de chacota.

O já renomado canal de humor do Youtube Porta dos Fundos resolveu brincar com o tema no inicio desta semana. O video Tiros da vingança – Cenas Excluídas satiriza o product placement mal feito e aproveita para fazer o merchan da Danette, marca da Danone.

Você sabia que a prática do Canal Porta do Fundos, que usa o conceito de metalinguagem, ou seja, o product placement para falar do próprio product placement tem um nome e uma estratégica especifica?

É o Meta Placement, quando a cena brinca justamente com o fato de aquilo ser uma cena de presença de marca. Acaba virando também uma "muleta" criativa para ajudar a criar uma cena de placement. Quando faço palestras sobre o tema, sempre passo a antológica cena de Hellmann's em Toma lá, Dá Cá, explica Raul Santa Helena, especialista no tema e autor do livro Muito Além do Merchan, da Editora Elsevier.

Raul também enaltece as principais qualidades embutidas nessa estratégia especifica de placement, que é escrachada e liberal. O legal é que o público gosta, não apresenta rejeição, justamente por ser algo que soa sincero, aberto, tipo "não estão querendo me enganar", comenta.

Veja a sátira do Porta dos Fundos:

//www.youtube.com/embed/PJuWLRYQnvI

Confira a cena de Hellmann's em Toma Lá Dá Cá:

//www.youtube.com/embed/yJOj83VbIIE

Acompanhe tudo sobre:estrategias-de-marketingMerchandisingProduct placement

Mais de Marketing

'Videogame gigante' vence corrida maluca em São Paulo; veja fotos de carros

Por que Ronaldinho Gaúcho criticou a Seleção Brasileira? Entenda a jogada de marketing

Red Bull promove corrida maluca (e gratuita) neste domingo em São Paulo

As Olimpíadas e as parcerias que valem ouro

Mais na Exame