Lego vai lançar coleção "Mulheres da Nasa"
Coleção da Lego traz mulheres inspiradoras na história da agência espacial americana
Guilherme Dearo
Publicado em 2 de março de 2017 às 13h08.
Última atualização em 2 de março de 2017 às 13h31.
São Paulo - Com o recente filme "Estrelas Além do Tempo" (indicado a três Oscars, incluindo Melhor Filme), um assunto tomou conta de muitas conversas nos últimos tempos: a participação crucial de mulheres na Nasa, a agência espacial americana.
O filme conta a história de três mulheres negras, todas geniais, que tiveram de superar o racismo e o machismo para trabalhar na Nasa e contribuir de maneira crucial para a ida do homem ao espaço.
Além dessas mulheres na história da corrida espacial durante a Guerra Fria, há muitas outras que deixaram suas marcas nas últimas décadas.
Pensando nisso, a Lego decidiu lançar a coleção "Women of Nasa", a partir de uma sugestão na plataforma Lego Ideas (onde qualquer um pode desenvolver um projeto e oferecê-lo para a marca, que opta por comercializá-lo ou não.
A coleção traz as figuras de cientistas, físicas, matemáticas, engenheiras e astronautas.
São elas: Katherine Johnson, Margaret Hamilton, Nancy Grace Roman, Mae Jemison e Sally Ride.
Além das figuras, há cenários que mostram laboratórios, mesas de trabalho na Nasa, lousas cheias de cálculos, o telescópio Hubble e uma de suas imagens e, claro, foguetes.
Confira as imagens:
Confira cada uma das homenageadas:
Margaret Hamilton: cientista, desenvolveu o software usado dentro das espaçonaves Apollo, usadas nas missões para chegar à Lua. Também foi responsável por popularizar o conceito moderno de software.
Katherine Johnson: matemática e cientista espacial, foi responsável por calcular e verificar trajetórias para os programas Apollo e Mercury, incluindo a missão Apollo 11, que chegou à Lua. Taraji P. Henson a interpretou no filme “Estrelas Além do Tempo”.
Sally Ride: astronauta e física, foi a primeira mulher americana a ir para o espaço, em 1963. Depois de se aposentar, criou uma instituição focada em incentivar crianças – principalmente meninas – a seguirem no mundo da ciência.
Nancy Grace Roman: astronauta, uma das primeiras executivas da Nasa. É considera a “mãe” do telescópio Hubble.
Mae Jemison: astronauta e física, se tornou a primeira mulher negra nos EUA a ir para o espaço, em 1992. Aposentada, criou uma empresa que desenvolve novas tecnologias espaciais e incentiva estudantes a seguirem carreiras científicas.
A página Pictoline criou um desenho que fala mais sobre o projeto: