Heinz mistura realidade e ficção e usa campanha criada em Mad Men
Marca decide usar campanha criada na ficção, em episódio da série Mad Men
Guilherme Dearo
Publicado em 13 de março de 2017 às 16h20.
Última atualização em 13 de março de 2017 às 16h32.
São Paulo - Uma campanha ficcional é criada dentro de uma série de TV, igualmente ficcional. Em uma série que retrata os anos 50 e 60 em Nova York e o mundo das agências de publicidade. E essa campanha chega à vida real agora, em 2017.
Foi isso o que fez a Heinz nos Estados Unidos.
A marca lançará uma campanha impressa e nas ruas de Nova York cuja ideia veio da série Mad Men, que mostra a vida de publicitários na Nova York da metade do século 20.
No episódio "To Have and To Hold", da sexta temporada (2013), o protagonista Don Draper, sócio e fundador da agênciaSterling Cooper Draper Pryce, apresenta uma campanha para os seus clientes da Heinz.
Nos cartazes, os produtos Heinz simplesmente não apareciam. As fotos mostravam um hambúrguer, batatas fritas, um pedaço de carne.
Junto, a frase "Pass the Heinz": Passe o Heinz. Algo simples, elegante e ousado.
Os executivos, contudo, não aprovaram a ideia de Draper. Para eles, era muito ousado não mostrar o ketchup. A ideia seguinte, da personagem Peggy, foi aprovada.
Veja a cena:
Agora, a marca da vida real decidiu usar essa campanha criada por Don Draper.
A DAVID The Agency de Miami está por trás do lançamento da nova campanha.
Nos créditos dos cartazes, ambas as agências estão creditadas: DAVID e a ficcionalSterling Cooper Draper Pryce.
Matthew Weiner, criador do seriado, aprovou a ideia e também consta na ficha técnica.
As peças serão veiculadas em outdoors e jornais.
Os executivos da Heinz (da vida real) ficaram impressionados com o poder da ideia criada pelo ficcional Draper, cinquenta anos atrás. Segundo eles, conforme disseram ao site AdWeek, a ideia é tão boa que funciona até hoje.
Como os desenhos apresentados no episódio não existiam mais, a equipe de 2017 teve de criá-los a partir do zero, tentando imitar ao máximo os cartazes da ficção.
Confira as peças: