Marketing

Buy Nothing Day, ou 24 horas sem comprar nada

Criado no Canadá para protestar ao consumismo exagerado, o Buy Nothing Day – Dia Mundial sem Compras, no Brasil – é comemorado no último sábado de novembro

Buy Nothing Day: os criadores da data acreditam que esse é o melhor caminho para pessoas perceberem que gastar não é sinônimo de viver bem (Reprodução/Adbusters)

Buy Nothing Day: os criadores da data acreditam que esse é o melhor caminho para pessoas perceberem que gastar não é sinônimo de viver bem (Reprodução/Adbusters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2013 às 17h02.

Um dos assuntos da semana é o Black Friday, evento anual criado nos EUA - mas que já chegou ao Brasil -, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro, quando diversas lojas oferecem aos consumidores "descontos tentadores" em vários produtos.

A ação, claro, é um afronte ao consumo consciente. Que tal, então, "guardar o porquinho", em vez de quebrá-lo para fazer compras supérfluas?

Este é o desafio do Buy Nothing Day - mais conhecido como Dia Mundial sem Compras, no Brasil. Comemorada sempre no último sábado de novembro - não por acaso, após o Dia de Ação de Graças, famoso nos EUA e Canadá -, a data é um protesto ao consumismo exagerado e, ao mesmo tempo, um desafio à população: ficar 24 horas sem comprar absolutamente nada. Você consegue?

A ideia é que as pessoas experimentem a sensação de não se deixar levar pelo apelo de adquirir coisas, simplesmente, pelo "prazer" de tê-las, sem necessidade, e que reflitam a respeito do hábito de consumir por impulso.

Os criadores da data - o artista Ted Buster e o publicitário Kalle Lasn, da organização Adbusters - acreditam que esse é o melhor caminho para as pessoas perceberem que gastar não é sinônimo de viver bem.

Em 2013, o Buy Nothing Day completa 21 anos e, no Brasil, será comemorado no próximo sábado, 30/11. Que tal aderir? Para te ajudar a cumprir o desafio proposto pela data de passar um dia todo sem colocar a mão no bolso, o Planeta Sustentável selecionou quatro reportagens e um infográfico sobre consumo consciente.

Acompanhe tudo sobre:Black FridayConsumoEventosLiquidações

Mais de Marketing

Virginia, Carlinhos Maia e Gkay: qual a estratégia de ‘creators’ para transformar likes em dinheiro?

Hering, com 144 anos, atrai jovens com roupas esportivas e cresce nas vendas online

Burger King vai oferecer hambúrguer de graça para advogados em nova campanha

Moderação de conteúdo e aceno político: o que esperar da Meta após fim da checagem independente