Exame Logo

Burger King agora cobra pela maionese e irrita clientes

Clientes se revoltaram com nova medida da marca de cobrar vinte e cinco centavos pelo sachê de maionese

Burger King: críticas à rede de fast food por cobrar pelo sachê de maionese (Reprodução/Facebook Burger King)

Guilherme Dearo

Publicado em 22 de setembro de 2015 às 12h46.

São Paulo - O Burger King deixou muitos consumidores irritados com a notícia de que, agora, cobra pelo sachê extra de maionese.

Antes o condimento era dado livremente quando solicitado, assim como os sachês de ketchup e mostarda.

Com 20 gramas, o sachê custa 25 centavos.

Mas a novidade não deixou ninguém feliz.

As críticas se concentraram em um post no Facebook da marca.

Tudo o que é bom merece durar mais, tipo quando a balada de sábado só acaba no after.

Posted by Burger King Brasil on Domingo, 20 de setembro de 2015

"Vou voltar a comer McDonald's ", ameaçou um cliente.

"Essa cobrança é loucura. Quando voltarem atrás, talvez eu frequente novamente", escreveu outro.

A marca respondeu às pessoas na página, dizendo que todos os lanches já levavam maionese e essa cobrança extra do sachê era para quem quisesse mais do condimento.

Leia a resposta oficial da marca:

"O Burger King informa que os sachês de maionese são comercializados nas lojas de todo o Brasil por R$ 0,25 cada e passaram a conter 20 gramas, o dobro da quantidade anterior. A medida de comercialização dos sachês de molhos especiais é uma prática comum do mercado de fast food e foi tomada a fim de evitar o desperdício do ingrediente e estimular o consumo consciente, tendo em vista que grande parte dos lanches do cardápio do Burger King já contém maionese".

Reclame Aqui

Em 2014, foi aberta uma reclamação do site Reclame Aqui. Era um sinal de que a cobrança estava por vir.

Uma mulher disse que uma loja do Burger King estava "miguelando" os sachês.

"Pagar 25 reais no lanche, implorar por sache de maionese e o atendente e até o gerente me recusar maionese", escreveu Erica.

São Paulo – Se um dia você visitar Teerã , capital do Irã , poderá andar pelas ruas e, de repente, reconhecer de longe um “M” dourado. Lá, você poderá comer hambúrguer e batata-frita. Mas não. Você não estará no McDonald’s . Sim no Mash Donald’s. Você também poderá comer uma pizza no Pizza Hat (quase: não é Pizza Hut). Em Teerã, diversas redes de fast food americanas ganharam versões locais. Essas marcas copiam sem muita discrição as marcas dos EUA. Segundo o Iran Times, sanções econômicas americanas impediram que essas empresas entrassem no país. Mas a criatividade local tratou de resolver esse problema. Além disso, o Irã não é membro da International Copyright Convention. Não há necessidade, no país, de registrar patentes, marcas e copyrights.  Daí o total desprendimento de Mash Donald’s e outros em copiar outras marcas e não temer um processo. O Starbuck's, por exemplo, já tentou processar sua versão iraniana, sem sucesso. Confira, nas imagens, seis exemplos de marcas de fast food iranianas que são cópias das originais americanas.
  • 2. 1. Mash Donalds

    2 /8(Reprodução)

  • Veja também

    Mash Donald's é a versão local do McDonald's . O real existia no país até 1979. Depois, com a revolução iraniana, foi proibido. A versão local tem os arcos dourados, a cor vermelha predominante e até Ronald McDonald.  O cardápio muda bastante: há hot dog, falafel, pão de baguete. O Mash Donald’s Baguette Burger custa três dólares e leva carne de vaca, queijo e presunto de peru.
  • 3. 2. KFC

    3 /8(Facebook)

  • O KFC iraniano é Kabooki Fried Chicken em vez do americano Kentucky Fried Chicken. O cardápio mantém a tradição do frango frito. E os sanduíches de frango são os produtos mais populares.
  • 4. 3. Raees Coffee

    4 /8(Reprodução)

    Raees Coffee é a versão do Starbuck's. O logo se parece muito. Círculo verde com estrelas e detalhes brancos, elementos pretos. A diferença é que, em vez da sereia, um senhor de cartola (que até lembra o símbolo da revista The New Yorker). Raees significa chefe, presidente, homem poderoso.
  • 5. 4. Pizza Hat

    5 /8(Reprodução)

    Pizza Hat é a versão iraniana da Pizza Hut . O Hat acabou literal ("chapéu" em inglês): o logotipo da marca traz um desenho de um chapeú. E a versão local é bem eclética: além das pizzas, serve lasanha e até asas de galinha.
  • 6. 5. Subway

    6 /8(Reprodução)

    O Subway local disfarça nas letras da fachada suas intenções. Está tudo embaralhado, mas as cores verde e branca denunciam do que se trata. Além dos sanduíches, há pizzas. Mas nada leva carne de porco.
  • 7. 6. Dominos Pizza

    7 /8(Reprodução)

    Na versão da pizzaria Domino's do Irã, clientes podem pedir tortas e batatas fritas, além das tradicionais pizzas.
  • 8. Agora confira os significados das marcas

    8 /8(marcopako/Creative Commons)

  • Acompanhe tudo sobre:Burger KingEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookFast foodInternetRedes sociaisRestaurantes

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Marketing

    Mais na Exame