Bancos dão mais retorno por redes sociais do que operadoras
O estudo apurou que, tanto no Twitter como no Facebook, os bancos apresentaram índices maiores de atendimento em relação às operadoras
Da Redação
Publicado em 12 de agosto de 2013 às 17h29.
São Paulo - A E.life elaborou um estudo de Social CRM (gerenciamento de relações com consumidores pelas redes sociais) no qual o objetivo foi comparar o atendimento dos bancos e das operadoras pelas redes sociais com métricas e demanda de atendimento entre os dois setores.
O estudo apurou que, tanto no Twitter como no Facebook, os bancos apresentaram índices maiores de atendimento em relação às operadoras.
No Facebook, os bancos responderam a 57% dos 2.260 posts de clientes, enquanto as operadoras responderam a apenas 18% dos 5.121 posts recebidos.
No Twitter, os bancos apresentaram 84% de respostas aos 3.086 posts contra 28% de respostas das operadoras aos 6.008 posts que receberam.
As operadoras de telefonia celular, em ambas as redes, relacionaram-se com menos da metade dos clientes que postaram depoimentos.
O Twitter é o canal mais utilizado para fazer relacionamento com o cliente nas duas categorias. As empresas registaram, no total, 9.094 posts no Twitter e 7.381 no Facebook com, respectivamente, 4.265 e 2.202 respostas.
Em relação às operadoras, todas as marcas analisadas utilizam o Twitter para fazer atendimento e, no Facebook, apenas duas empresas fazem atendimento pelo mural da fanpage. Já as instituições financeiras, todas também utilizam o Twitter e somente uma tem o mural fechado no Facebook.
Entre os clientes das operadoras de celular, os principais motivos mencionados nos posts aparecem: internet, atendimento, sinal e conta. Já para os clientes dos bancos, os assuntos mais recorrentes são: conta, cartão e atendimento.
Nas duas categorias foi possível observar que publicações de postagens começam às 10 horas e atinge o pico de menções à tarde entre 14h e 17 horas. Para bancos e operadoras, o dia de mais movimento da semana é a quinta-feira, e o domingo o dia de menor movimento.
Como o estudo foi feito
A E.life considerou, em sua metodologia, os posts publicados nas páginas oficiais das empresas no Twitter e no Facebook no período de 15 a 21 de julho de 2013. Foram consideradas somente as empresas que realizavam algum tipo de atendimento nas redes sociais, com mural aberto no Facebook.