Ambev transforma lixo do Carnaval em lixeiras nas ruas
Outras empresas, como a Mondelez, também se preocupam com os resíduos deixados pelos foliões.
Marina Filippe
Publicado em 22 de fevereiro de 2020 às 06h00.
Última atualização em 26 de fevereiro de 2020 às 13h28.
São Paulo -- A fabricante de bebidas Ambev se uniu à ANCAT (Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), à agência MAP, à Boomerang e prefeituras para recolher o lixo dos principais blocos de rua de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.
Com o lixo coletado de 26 milhões de foliões dos maiores blocos de Carnaval dessas cidades, a Ambev irá reciclar todo os resíduos recolhido e, com parte deles, irá produzir lixeiras para serem instaladas nesses locais.
A intenção da empresa é deixar um legado positivo e sustentável para os cidadãos após a folia.
Para a ação, serão mobilizados cerca de 2 800 catadores e catadoras que receberão uma renda fixa por dia de trabalho, além de remuneração extra pela quantidade e tipo de materiais recolhidos. Também serão disponibilizados equipamentos de proteção individual, sacos apropriados para coleta e pontos de apoio com hidratação e banheiros.
Mais empresas
Outras empresa que se preocupou com o lixo deixado no Carnaval é a Mondelez . Por meio da marca de gomas Trident, foi recolhido todo o material descartado por quem passou atrás do Bloco A Favorita.
Foram cerca de 6 000 litros de lixo recolhidos e direcionados à uma cooperativa de catadores.
A empresa delaminados e reciclagem de alumínio Novelis e a Ball Corporation promovem oprojeto “Do meu lixo cuido eu”, que em parceria com cooperativas locais realizará a gestão de resíduos recicláveis do Galo da Madrugada, tanto em Recife quanto em São Paulo, nos dias 22 e 25 de fevereiro.
No primeiro dia de desfiles, em Recife, catadores de materiais recicláveis ainda abrem o maior bloco carnavalesco do mundo com a “Ala dos Catadores”, em homenagem a estes profissionais.
Ao todo, a ação contará com cerca de 400 trabalhadores envolvidos, gerando renda para centenas de famílias de catadores.
Os foliões das duas cidades poderão acompanhar o resultado da iniciativa a partir do Painel da Reciclagem, instalado nos dois municípios, que exibirá o quantitativo coletado nos dois dias de bloco. Os números também serão exibidos no endereço porumcarnavalsustentavel.com.br.