5 anúncios com alusão ao atentado de 11 de setembro
Ataque às Torres Gêmeas aconteceu há 11 anos. Veja peças publicitárias que abordaram o atentado para promover marcas e organizações
Da Redação
Publicado em 11 de setembro de 2012 às 16h47.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h18.
Premiada no OneShow em 2009, essa peça criada pela DM9DDB gerou polêmica ao mostrar dezenas de aviões em direção a Manhattan. O anúncio, supostamente da WWF, diz que o tsunami na Ásia matou 100 vezes mais pessoas do que o ataque ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. Com a indignação gerada pelo anúncio, a WWF se manifestou dizendo que jamais tinha visto e aprovado a peça. Já a DM9 posicionou-se por meio de uma nota, pedindo desculpas "a todos que foram afetados ou ofendidos com o anúncio", e dizendo que ele "nunca deveria ter sido feito e não retrata a filosofia desta agência". Há também uma versão em vídeo.
Criado pela agência francesa CLM BBDO, a peça comunica a luta da Fondation Nicolas Hulot contra a destruição do meio ambiente e dos recursos naturais. No lugar das torres gêmeas, duas árvores queimando fazem uma alusão ao atentado de 11 de setembro. A assinatura da peça é: "For nature, everyday is 9/11" ("Para a natureza, todo dia é 11 de setembro", em uma tradução livre).
O jornal Cape Times, publicado na Cidade do Cabo, na África do Sul, fez a triste sugestão de que as pessoas podem ter perdido o 11 de setembro caso não tenham lido a publicação naquele dia. "O mundo pode mudar em um dia. Não perca sua edição diária de notícias em profundidade", dizia a peça, criada pela Lowe Bull.
O jornal El País divulgou uma peça em que tenta demonstrar que pessoas que parecem saber muito sobre um fato, nem sempre sabem. No anúncio, elementos como o avião e o prédio foram trocados ou tiveram posição invertida. Além disso, o Transamerica Pyramid, prédio em formato piramidal na foto, fica em São Francisco, e não em Nova York. A criação é da Ogilvy & Mather.
O anúncio da empresa de hardware Cobis sugere que um disco rígido é um desastre em potencial - ou "um World Trade Center prester a acontecer", como diz a peça. A propaganda foi criada pela LG&F.
Mais lidas
Mais de Marketing
Empresa de relógios vintage usa estratégia de cross marketing para engajar clientesBlack Friday: como aproveitar os descontos sem cair em golpesO Boticário lança maior produção audiovisual de sua história com campanha de NatalJaguar, Saint Laurent, Burberry...Por que as logomarcas estão ficando tão parecidas?