10 comerciais assinados por grandes cineastas
Mestres da sétima arte associam nome a megaproduções publicitárias e geram mídia espontânea e prestígio para marcas
Da Redação
Publicado em 7 de abril de 2011 às 06h24.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h35.
Cinema e publicidade caminham lado a lado há tempos. Gigantes da sétima arte como Ridley Scott, Ang Lee, Guy Ritchie, David Lynch, Frank Miller e Martin Scorcese foram alguns dos que já deixaram um pouco de lado as atividades cinematográficas para se dedicar a grandes - e caríssimas - produções publicitárias. O caminho inverso também é bem comum. Muitos diretores só se voltaram para o cinema após anos de contato com a publicidade. No Brasil, alguns dos principais cineastas hoje, como Fernando Meirelles, Andrucha Waddington e Breno Silveira, somaram experiência em filmes publicitários antes de dirigir longas. Além de se ter como resultado comerciais mais atraentes, com linguagens próprias e produções bem cuidadas, há um inegável ganho de mídia espontânea gerada pelo nome do diretor envolvido no projeto. Veja a seguir 10 peças publicitárias de grande orçamento que levam nos créditos os nomes de mestres do cinema.
Com um inconfundível estilo repleto de planos-sequências, Michel Gondry fez fama como diretor de clipes de artistas como The Chemical Brothers, The White Stripes e Björk, porém também alcançou prestígio ao dirigir filmes como "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças". Em 2004, Gondry entrou para o Guinness Book com o comercial que fez para a marca Levi's 501 Jeans. Intitulado "Drugstore" (1994), o filme foi apontado como o "Comercial de TV que ganhou mais prêmios até então". O trabalho também lhe rendeu um Leão em Cannes. O comercial nunca foi ao ar na América do Norte por causa do conteúdo sugestivo, que envolvia compra de preservativos.
Michel Gondry já assinou também filmes para Coca-Cola e Air France, entre outros.
Michel Gondry já assinou também filmes para Coca-Cola e Air France, entre outros.
O diretor Baz Luhrmann foi responsável por um dos comerciais mais caros da história. Com Nicole Kidman - com quem já havia trabalhado em "Moulin Rouge" e, mais recentemente, "Australia" - como protagonista, a peça conta a história de uma atriz que foge de fotógrafos em uma première e, no caminho, encontra um escritor por quem se apaixona. No caso, Rodrigo Santoro. Ao fundo, a Orquestra Sinfônica de Sydney toca uma versão moderna de “Clair de Lune” de Debussy. Por dois minutos de comercial, Nicole Kidman embolsou em torno de 3 milhões de dólares. O filme custou cerca de 18 milhões de dólares.
A cineasta americana Sofia Coppola dirigiu dois comerciais para a grife francesa Dior, ambos para a fragrância Miss Dior Chérie. No primeiro trabalho, de 2008, a diretora traz a modelo Maryna Linchuk para cenas leves e femininas ao som de “Moi, Je Joue”, de Brigitte Bardot. Totalmente harmônico, já que o perfume é dirigido para um público romântico e moderno. Já em 2011, Sofia faz uma peça mais sensual, estrelada pela então indicada ao Oscar de melhor atriz em 2011, Natalie Portman. Nada mais pertinente, portanto, do que exibir o comercial nos intervalos da transmissão da cerimônia hollywoodiana. A aposta não poderia ter sido mais certeira: o prêmio foi para Natalie.
A trilha escolhida foi “Je T’aime…Moi Non Plus”, de Jane Birkin e Serge Gainsbourg.
A trilha escolhida foi “Je T’aime…Moi Non Plus”, de Jane Birkin e Serge Gainsbourg.
Assim como foi com Sofia Coppola e Dior, Frank Miller e Gucci também repetiram a dose após o primeiro comercial. Autor de HQs como Batman - Cavaleiro das Trevas, 300 e Sin City - para o qual também foi co-diretor da adaptação para o cinema, Miller dirigiu em 2010 um comercial que promove a fragrância feminina Gucci Guilty. No filme, a atriz Evan Rachel Wood cruza uma ponte dirigindo um Jaguar branco com as rodas traseiras em chamas, ao som de Strange Love, do grupo Depeche Mode, cantada pela banda Friendly Fires. Participa das cenas o ator Chris Evans, de "O Quarteto Fantástico". Em 2011 (ao lado), o diretor fez um novo comercial com a mesma estética, mas para a fragrância masculina da marca. Neste, é Chris Evans quem pilota uma moto com o pneu traseiro em chamas, indo ao encontro de Evan Rachel Wood. A música escolhida como trilha é a mesma da peça anterior, porém interpretada pela cantora inglesa Bat for Lashes.
Em 2007, o cultuado diretor americano David Lynch foi convidado a levar sua estética obscura para um comercial da fragrância Gucci by Gucci, da grife italiana. Famoso por obras como "Veludo Azul", "Cidade dos Sonhos", "A Estrada Perdida" e "Twin Peaks", Lynch colocou as modelos Raquel Zimmermann, Natasha Poly e Freja Beha para dançar ao som de Heart of Glass, de Blondie, em uma mansão iluminada por tons dourados.
Spike Jonze começou sua carreira como diretor de vídeos musicais, porém também já dirigiu longas famosos como "Quero ser John Malkovich", "Adaptação" e "Onde vivem os monstros". Em 1996, Jonze foi responsável por um ousado comercial para a marca Levi’s. O filme apresenta uma versão diferente da música “Tainted Love”, de Gloria Jones. A canção é mundialmente famosa pela regravação da banda Soft Cell, em 1981.
Diretor de grandes produções como "O Aviador" e "Gangues de Nova York", Martin Scorcese foi convidado para digirir o comercial de lançamento da fragrância masculina "Bleu", da francesa Chanel, em 2010. De Karl Lagerfeld, estilista da maison, Scorcese obteve total liberdade para criar. O diretor escolheu então o ator francês Gaspard Ulliel, que fez o jovem Hannibal Lecter, no filme Hannibal, a Origem do Mal, para interpretar o personagem principal da peça. O resultado do trabalho une a linguagem publicitária à estética de Scorcese, com todas as cenas de velocidade características dos longas do diretor.
Em 2010, foi a vez da Dior aderir à linguagem fantástica de Lynch. Para o lançamento da nova coleção de sua Lady Dior Handbag, a grife francesa planejou uma milionária campanha cinematográfica protagonizada pela atriz Marion Cotillard. Foram criadas quatro histórias, filmadas em quatro cidades diferentes e dirigidas por renomados cineastas: Lady Noire (Olivier Dahan), Lady Rouge (Jonas Akerfund), Lady Blue Shangai (David Lynch) e Lady Grey London (John Cameron Mitchell). Feito em Xangai, no filme de Lynch é o mais longo, com duração de 16 minutos. Tal como é típico das obras do diretor, o curta mistura sonho, realidade e simbolismos para contar a história de um casal em fuga pelas ruas da cidade. O ator chinês Gong Tao é quem faz par romântico com Cotillard. No YouTube, o filme foi dividido em dois vídeos: Assista à parte 1 (ao lado).
Assista à parte 2.
Assista à parte 2.
Em 2009, a maison francesa Chanel convidou o diretor Jean-Pierre Jeunet, de “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, para dirigir o comercial de uma das fragrâncias mais famosas da história da perfumaria: Chanel nº 5. O filme possibilitou a Jeunet um reencontro com a atriz Audrey Tautou, a Amélie Poulain. Na peça, Audrey divide a tela com o ator Travis Davenport, em uma história de amor que se passa no secular Expresso do Oriente. A estética amarelada dos filmes do diretor, assim como uma fotografia que pende para o vermelho e o verde, ficam evidentes na peça publicitária, além da mistura de universos lúdicos e reais. “I’m A Fool To Want You”, de Billie Holiday, é a trilha sonora. O comercial feito por Jeunet substitui o glamouroso filme dirigido por Baz Luhrmann e protagonizado por Nicole Kidman e Rodrigo Santoro. Filme, aliás, que já apontava o sucesso da dupla cinema + publicidade: Luhrman, como diretor de "Moulin Rouge!", e Nicole Kidman tendo sido a protagonista da obra.
No ano passado, Wes Anderson e Roman Coppola dividiram a direção do spot “Apartomatic”, para a marca de cerveja Stella Artois.
O resultado é um toque do humor excêntrico e do surrealismo que também se pode encontrar em "Viagem a Darjeeling" e "A Vida Marinha com Steve Zissou", produções originadas da mesma parceria entre os diretores. Wes Anderson também já foi responsável por filmes para AT&T, American Express e IKEA, entre outras marcas.
O resultado é um toque do humor excêntrico e do surrealismo que também se pode encontrar em "Viagem a Darjeeling" e "A Vida Marinha com Steve Zissou", produções originadas da mesma parceria entre os diretores. Wes Anderson também já foi responsável por filmes para AT&T, American Express e IKEA, entre outras marcas.
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