Líderes Extraordinários

Apresentado por YPO

Para desbloquear o sucesso da inteligência artificial, invista na cultura

Para colher plenamente os benefícios das tecnologias de IA, as organizações devem colocar a cultura organizacional no centro de sua estratégia

Ex-Machina: Filme de 2015 trata de inteligência artificial (Ex Machina/Reprodução)

Ex-Machina: Filme de 2015 trata de inteligência artificial (Ex Machina/Reprodução)

Luis Giolo
Luis Giolo

Colunista

Publicado em 16 de junho de 2023 às 08h00.

Última atualização em 16 de junho de 2023 às 15h29.

A inteligência artificial costuma ser considerada um desafio tecnológico pelas empresas. No entanto, o verdadeiro desafio está em como os humanos a veem e a adotam. Em outras palavras, é uma questão de cultura organizacional. Os colegas Rajiv Lulla, Andrea Splendiani, Burcu Bikakci e Wesley Olsen trazem insights interessantes sobre como fazer esta transformação.

Isso é especialmente verdadeiro em organizações onde a tomada de decisão humana está profundamente arraigada quando comparada à tomada de decisão da máquina. Os funcionários confiam e usam sistemas de IA? Provavelmente não. Isso, inquestionavelmente, prejudica os resultados desejados do investimento. A questão pode ser ainda mais agravada em empresas com valores tradicionais e forte senso de inércia organizacional.

Ao não abordar a cultura organizacional, até mesmo a tecnologia mais avançada deixará de atingir todo o seu potencial. Navegar com sucesso em uma jornada de transformação em direção à IA exige não apenas os recursos materiais e tecnológicos necessários, mas é preciso liderança com a mentalidade certa e a capacidade de liderar essa mudança enquanto coloca a cultura no comando. Só então as organizações colherão plenamente os benefícios pretendidos que as tecnologias de IA podem trazer.

A adoção da IA vem com seus desafios únicos. Como vários líderes de IA no Vale do Silício, Seattle e em centros de talentos de IA compartilharam conosco, há quatro áreas centrais com as quais eles mais lidam em suas organizações:

  • Expectativas equivocadas de retornos rápidos sobre o investimento
  • Preocupações da organização sobre a eliminação de empregos
  • Dificuldades em integrar IA em fluxos de trabalho existentes e priorização dos casos
  • Subestimar o custo geral da implementação de tecnologias de IA

O que é a metodologia ADAPT?

A partir de nossas conversas com esses executivos, ficou cada vez mais claro que atingir um nível de adoção de IA que permita a eficiência organizacional e a sinergia da equipe requer uma estratégia abrangente. Uma que vai além de apenas ferramentas tecnológicas puras. Requer colocar a cultura no centro, com um líder que não apenas entenda os desafios, mas também possa abordar os aspectos culturais e sociais de uma organização para liderar uma implementação e aceitação bem-sucedidas.

Sinais de advertência sobre as possíveis falhas da IA reverberam em todos os setores, enfatizando a necessidade de uma liderança prudente e intencionalmente centrada no ser humano. E como fazer isso? Sugerimos o uso da metodologia ADAPT: Uma Estrutura para Liderar Mudanças Culturais.

A cultura organizacional refere-se aos valores, crenças, comportamentos e normas compartilhados que moldam a identidade da organização.

Compreender a cultura organizacional existente é fundamental para identificar possíveis barreiras à adoção da IA e desenvolver a estratégia certa para superá-las. Por exemplo, se uma organização tem uma forte cultura pré-existente que valoriza a tomada de decisão humana sobre a tomada de decisão da máquina, pode ser complicado fazer com que os funcionários confiem e usem tecnologias de IA.

À medida que mais organizações adotam a IA em todos os setores, vários líderes com quem trabalhamos compartilharam conosco como estão progredindo no planejamento, incentivo e gerenciamento da mudança cultural necessária para complementar sua força de trabalho com a tecnologia de IA.

Com base nos insights que eles compartilharam, propomos uma estrutura direta, acionável e centrada na cultura para líderes e organizações que embarcam em sua própria jornada de adoção da IA. Chamamos de ADAPT:

  1. Alinhe a adoção de IA com a estratégia de negócios. Os seres humanos tornam-se mais engajados em seu trabalho quando se sentem conectados à estratégia de negócios mais ampla. Encontre exemplos tangíveis de como os valores de inovação e experimentação se encontrarão. Uma cultura de experimentação elimina o medo do fracasso e é essencial para promover a inovação e garantir que os funcionários estejam dispostos a adotar novas tecnologias, incluindo IA, para atingir os objetivos de negócios.
  2. Desenvolva uma estratégia de comunicação. Elaborar uma estratégia de comunicação que destaque efetivamente os benefícios da adoção da IA é fundamental. Os líderes devem explorar os canais de comunicação interna para fornecer uma narrativa convincente de forma consistente. Isso atende a vários propósitos, incluindo maior transparência, abordando as preocupações dos funcionários em relação ao deslocamento do trabalho, engajando as equipes em um diálogo produtivo e enfatizando o papel da IA no aumento das habilidades humanas, em vez de substituí-las.
  3. Avance a experimentação. Hackathons podem ser uma maneira eficaz de incentivar os funcionários a testar tecnologias de IA e demonstrar seu potencial. Eles também fornecem uma plataforma para a força de trabalho mostrar suas habilidades, aprender uns com os outros e promover uma cultura de colaboração e inovação.
  4. Priorize o treinamento. Para gerenciar uma transformação cultural com sucesso, é essencial priorizar programas de treinamento que identifiquem as habilidades necessárias para aprimorar ou requalificar os funcionários. Exemplos comuns incluem plataformas de aprendizado online com cursos sob demanda relacionados a IA, webinars e módulos de treinamento.
  5. Termine possíveis vieses. Os líderes que priorizam um local de trabalho inclusivo e diversificado não podem ignorar o papel que a IA desempenha no avanço ou no impedimento dessa cultura. Porque, assim como os humanos, as tecnologias de IA também são suscetíveis a vieses, ressaltando a necessidade de incorporar intencionalmente componentes de diversidade e inclusão em seu desenvolvimento.

Líderes empresariais maduros assumiram a responsabilidade de eliminar tais preconceitos. Eles reconhecem a importância de garantir que as tecnologias de IA sejam desenvolvidas e usadas de maneira justa, transparente e responsável.

Eles garantem que as tecnologias de IA sejam projetadas e testadas de maneira livre de preconceito e discriminação. Assim como para muitas outras funções de liderança, a implementação de uma abordagem de IA bem equilibrada requer monitoramento e avaliação contínuos para garantir que as tecnologias de IA não amplifiquem os preconceitos e a discriminação existentes nos locais de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:Líderes Extraordináriosbranded-content

Mais de Líderes Extraordinários

A volatilidade do papel do Marketing nas organizações

Do imperador romano ao CEO moderno: a ferramenta para o sucesso que atravessou 2 mil anos

A empresa não vem em primeiro lugar - e as novas gerações já entenderam isso

Brasil e China: 50 anos de parceria diplomática e a colaboração no setor de Energia Renovável