Invest

Veja o funcionamento dos bancos no feriado de Corpus Christi e na sexta-feira

Na quinta-feira, 30, as compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão efetivadas

Bancos no feriado: Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (./Getty Images)

Bancos no feriado: Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (./Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 27 de maio de 2024 às 15h12.

Tudo sobreFeriados
Saiba mais

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no dia 30 de maio, quinta-feira, feriado de Corpus Christi.

Na quinta-feira, 30, as compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão efetivadas. O Pix, que funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados, poderá ser feito normalmente.

O banco abre na sexta-feira?

Na sexta-feira, 31 de maio, o atendimento ao público nas agências ocorre normalmente. Em algumas localidades, as salas de autoatendimento estarão disponíveis aos clientes no dia do feriado, a critério da instituição.

Como alternativa, é possível utilizar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.

“Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 8 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Pagamentos com vencimento no feriado

As contas de consumo (água, energia, telefone) e os carnês com vencimento no feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, ou seja, 31 de maio, sexta-feira.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não venham, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, orienta Faria.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Acompanhe tudo sobre:FeriadosBancosFree Paywall

Mais de Invest

Itaú (ITUB4) anuncia novo pagamento de JCP; veja os valores

Payroll-bomba põe em xeque corte em setembro e mercado passa a ver apenas um corte do Fed em 2024

Bradesco (BBDC4) anuncia pagamento de R$ 4 bilhões em JCP aos acionistas

É seguro investir no exterior? Saiba as regras

Mais na Exame