Minhas Finanças

Units da Estácio caem mais de 3% na estréia

Companhia sente os reflexos da turbulência no mercado acionário e registra novas perdas, após sair com preço 30% abaixo do piso

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

Priorizar nos meus resultados Google

As incertezas em relação ao mercado acionário estão afetando fortemente o desempenho dos papéis do grupo educacional Estácio, que estrearam nesta segunda-feira (30/7) na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). As units chegaram a ser negociadas nessa manhã com desvalorização de até 3,5% e, às 10h37, horário do último negócio, eram cotadas a 22,05 reais, em queda de 2%.

As perdas de hoje, no entanto, não são as primeiras. Os papéis da empresa já saíram com valor 30% abaixo do mínimo previsto pelo banco UBS Pactual, coordenador da oferta pública inicial (IPO). A avaliação da instituição era de que o preço inicial dos papéis ficasse entre 32,50 reais e 42,50 reais, mas ele foi fixado em 22,50 reais.

Com isso, a Estácio captou apenas 252,11 milhões de reais com sua oferta primária - 171,86 milhões de reais a menos que o esperado - , recursos que serão utilizados na aquisição de concorrentes, manutenção e expansão dos negócios já existentes.

Essa é a primeira vez que uma companhia do setor de educação registra perdas no primeiro dia de negociação na Bolsa. Em março, o grupo Anhanguera lançou suas units com valorização de 13%, enquanto a Kroton, que entrou na Bovespa no último dia 23, contabilizou alta de 21%.

Hoje as units de ambas as empresas ainda não foram negociadas. Na sexta-feira (27/7), no entanto, os papéis da Anhanguera caíram 0,62%, enquanto os da Kroton ignoraram a queda do mercado e subiram 1,63%.

General Shopping

As ações do General Shopping também estrearam na Bolsa nesta segunda-feira. Os papéis, no entanto, operam estáveis, cotados a 14 reais. Até o momento, foram realizados 1963 negócios.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Genérico do genérico? Entenda as novas canetas emagrecedoras aprovadas pela Anvisa

Financiamento de carros novos dispara 21% em julho e puxa maior volume desde 2008

Veja quem tem direito ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda e como consultar

Pix fora do ar? BC confirma instabilidade e diz que sistema foi normalizado