Ônibus de SP poderá ser pago com cartões de débito e de crédito
Iniciativa é fruto de uma parceria entre Visa e Mastercard, a prefeitura de São Paulo e empresas dos terminais de cobrança instalados nos veículos
Natália Flach
Publicado em 12 de setembro de 2019 às 06h00.
Última atualização em 12 de setembro de 2019 às 10h08.
São Paulo - A partir do próximo sábado (14), usuários de transporte público poderão pagar a tarifa de 200 ônibus da capital paulista com cartão de débito , crédito ou pré-pago das bandeiras Visa e Mastercard que possuem a tecnologia de pagamento por aproximação (conhecida pela sigla em inglês NFC). Também poderão usar carteiras digitais embarcadas em celulares e demais dispositivos eletrônicos como meios de pagamento.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre as bandeiras, a prefeitura de São Paulo e empresas que fornecem os terminais de cobrança instalados nos veículos. As adquirentes Cielo e Stone também participam do projeto. O intuito é facilitar a vida do passageiro que não precisará mais sacar dinheiro nem enfrentar fila para recarregar o bilhete único. Basta aproximar o cartão em um dos validadores sinalizados e ovalor da passagem será debitado diretamente na fatura (para cartões de crédito) ou na conta corrente (para cartões de débito), sem custo adicional ou taxas.
O projeto piloto terá duração de três meses e será feito em veículos de 12 linhas - o valor do investimento não foi informado. Para facilitar a identificação dos ônibus que possuem os terminais de NFC, serão colados adesivos nas portas com o símbolo do pagamento por aproximação (quatro ondinhas).
De acordo com dados da Visa, os pagamentos por aproximação fora dos Estados Unidos já respondem por 50% das transações presenciais. Há dois anos, não chegavam a 30%.
Com o anúncio que será feito nesta quinta-feira (12), São Paulo se une a cidades do mundo todo que já oferecem a alternativa para os usuários de transporte público. Entre elas, está o Rio de Janeiro que, em abril, instalou a tecnologia NFC nas 41 estações do metrô, e seu usovem crescendo quase 60% mensalmente. Em quase cinco meses de operação, a Cielo já viabilizou 300 mil transações por aproximação nas catracas cariocas.
"Fizemos um levantamento que mostra que94% dos clientes que pagam por aproximação no Rio se tornam usuários habituais", afirma Fernando Teles, diretor-geral da Visa no Brasil. O executivo acrescenta que, para os operadores, esse sistema também traz benefícios ao ajudar amensurar o fluxo de pessoas e os trajetos mais percorridos. "Esse é só o começo. A ideia é que todos os modais possam ser pagos com cartões."
A expectativa é que, em breve, Elo e Amex também venham a ser aceitos nos ônibus.
Terra da garoa e do NFC
De acordo com dados da Visa Consulting & Analytics, São Paulo é a cidade com maior uso da solução NFC em todo o país. Esse número cresceu mais de 600% se comparado ao ano passado.
Os segmentos em São Paulo com maior número de transações por aproximação são restaurantes, padarias e supermercados, o que indica que o consumidor utiliza a tecnologia em compras recorrentes.