Minhas Finanças

Número de consumidores endividados é o menor desde 2004

Apesar do recuo, inadimplência permanece próxima dos 40%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.

O endividamento em São Paulo bateu recorde em julho: nunca foi tão baixo. O número de consumidores que financiaram suas compras - seja com cheque pré-datado, cartão de crédito ou crediário - na Região Metropolitana de São Paulo é o menor desde 2004, quando a Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio) começou a pesquisa mensal. Neste mês, a taxa caiu cinco pontos percentuais, passando de 57% em junho para 52%.

O total de consumidores que estão inadimplentes teve leve recuo, caindo de 40% em junho para 39% em julho. "Embora a pesquisa deste mês tenha registrado queda no nível de endividamento e estabilidade no percentual de consumidores com contas em atraso, o comprometimento da renda com dívidas aumentou, e a intenção de quitá-las retraiu", afirma o presidente da Fecomercio, Abram Szajman.

Segundo ele, isso é preocupante, já que o aumento da renda da população não está sendo suficiente para colocar as finanças em ordem. O comprometimento da renda com dívidas subiu seis pontos percentuais no último mês, passando de 34% para 40%. Apenas 69% dos entrevistados afirmaram a intenção de pagar total ou parcialmente suas dívidas - em junho, esse percentual era de 75%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Minhas Finanças

Resultado da Mega-Sena concurso 2.811; prêmio é de R$ 3,7 milhões

Após Mega da Vida, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões neste sábado

Saiba idade mínima e tempo de contribuição para aposentadoria em 2025

IPVA: valor pode ter desconto; veja se você tem direito